ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Sabor

Zenaide é faxineira, porteira de motel e ainda faz sucesso com hot dog

Ela faz cachorro-quente em casa e o que conquistou a clientela foi o molho especial com tomates frescos

Bárbara Cavalcanti | 11/11/2021 11:52
Zenaide oferecendo um cachorro-quente feito com molho caseiro. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Zenaide oferecendo um cachorro-quente feito com molho caseiro. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Para cobrir todas as despesas de casa, Zenaide de Jesus, de 62 anos, acumula várias ocupações: é faxineira, porteira de motel e agora, ainda vende um cachorro-quente com molho caseiro nas Moreninhas. Ao ser questionada se não se cansa, expressa: “Serviço não faz mal pra ninguém não, filha. Se a gente precisa, tem que fazer”.

Natural do interior da Bahia, veio para Campo Grande ainda criança com parte da família. Diz já se considerar campo-grandense, além de gostar do clima e dos conhecidos que fez aqui ao longo dos anos.

Estou apenas até o 4º ano e começou a trabalhar ainda criança, com apenas 9 anos de idade. “Quando mamãe ficou viúva, ela tinha 10 filhos. Ela trabalhava como lavadeira. Quando eu ainda era criança, ela arrumou uma casa pra eu limpar, como eu era filha mais velha”, relembra. Mas fala com orgulho de sempre ter prestado um bom serviço. “Nunca fui mandada embora”, exalta.

Zenaide na conferindo o molho e as salsichas dentro da panela. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Zenaide na conferindo o molho e as salsichas dentro da panela. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Já se aposentou, mas na hora do aperto, não se acanha em procurar mais trabalho. Há pouco mais de um mês, começou a vender um cachorro-quente, com molho caseiro caprichado.

A receita é simples, mas o sabor é garantido. “O molho é bem encorpado. Eu pego tomate puro mesmo, bem fresquinhos, fica grossinho. Corto cebola, alho e coloco temperos. Até agora, ninguém reclamou de ser mal feito não”, se diverte.

Na hora do recheio, Zenaide também aposta na simplicidade. Acrescenta queijo muçarela ralada, que derrete com a temperatura do molho, além de milho, batata palha e maionese temperada caseira. O valor para um cachorro-quente com uma salsicha é R$ 5 e o duplo sai no valor de R$ 7, com acréscimo para o delivery. O filho de Zenaide, Hilton César, de 28 anos, ajuda nas entregas.

Cachorro-quente com salsicha, molho caseiro de Zenaide, milho e batata palha. (Foto: Bárbara Cavalcanti)
Cachorro-quente com salsicha, molho caseiro de Zenaide, milho e batata palha. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

E Zenaide faz questão de que tudo chegue quentinho para quem fez o pedido. “Eu apresso meu guri pra ele entregar, porque bom mesmo, é quando está quentinho”, reforça.

Além disso, também faz questão de que a casa esteja limpa e bem apresentada. “Eu não gosto de colocar ali na rua, mas a porta está aberta. Se a pessoa quiser entrar aqui e me ver preparando, pode ficar à vontade”, ressalta.

O cachorro-quente, Zenaide faz entre os dias em que não está fazendo faxina fora de casa. Não consegue fazer em grande quantidade, mas tem paciência com o processo. “Ainda está tudo no começo. Mas de pouquinho em pouquinho, a gente vai conseguindo”, declara.

Além de todos os serviços, ela ainda ajuda um dos irmãos que adoeceu. Mas diz não cansar. “A gente ajuda, né, minha filha. Mas serviço nunca prejudicou ninguém não. Se a gente está precisando, a gente tem que ir atrás”, ensina.

Quem quiser encomendar, basta entrar em contato nos telefones (67) 99197-1970 ou (67) 99121-7559. Zenaide começa a vender sempre a partir das 17h.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias