ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Lado Rural

Faça chuva ou faça sol, MS atinge 62% da área plantada com soja

Região Sul de MS está com plantio mais avançado; área plantada no Estado já supera 2,6 milhões de hectares

Por José Roberto dos Santos | 08/11/2023 16:10
Plantadeira semeia soja em área agrícola no município de Amambai, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Adriana Freitas/Aprosoja-MS)
Plantadeira semeia soja em área agrícola no município de Amambai, em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação/Adriana Freitas/Aprosoja-MS)

A área plantada e acompanhada pelo projeto Siga-MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), até a data de 3 de novembro, chega a 62% em média, em Mato Grosso do Sul, da área total prevista de 4,2 milhões de hectares. A evolução do plantio da soja é medida nas regiões norte, centro e sul do Estado, conforme consultas realizadas pelos técnicos junto a produtores, sindicatos rurais e empresas de assistência técnica dos municípios. A área plantada até o momento, conforme estimativa do Siga, é de aproximadamente 2,644 milhões de hectares.

Segundo boletim do Siga-MS, a porcentagem de área plantada na safra 2023/2024, encontra-se inferior em aproximadamente 5,4 pontos percentuais em relação à safra 2022/2023, até a data 03 de novembro. A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 64,9%, enquanto a região centro está com 58,3% e a região norte com 54,4% de média.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pouca chuva, muito sol

O atraso no plantio da soja neste período é marcado pela baixa ocorrência de chuvas na região norte, com apenas 54% da área plantada registrada até 03/11, em comparação com 78% no mesmo período do ano passado. Esse atraso pode ter várias implicações, incluindo a possibilidade de impactar a janela de plantio do milho de 2ª safra.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Embora o atraso no plantio da soja possa ter um impacto, ainda há potencial para uma safra de milho bem-sucedida. Vale lembrar que, historicamente, o plantio da soja se encerra na primeira semana de dezembro. Para minimizar o impacto negativo desse atraso no plantio, os produtores deverão estar atentos ao monitoramento das condições climáticas e realizar ajustes nas estratégias. Esses detalhes ajustados minimizam o impacto negativo desse atraso.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Siga-MS

Semanalmente a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul), juntamente com o Governo do Estado de MS e a Famasul, divulgam dados ligados à agricultura sul-mato-grossense. As informações são coletadas pelos técnicos do Siga-MS (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) e enriquecidas com informações apresentadas por satélite

Os levantamentos semanais, além de realizarem acompanhamento da evolução das safras, possibilitam a identificação de pragas, doenças, plantas daninhas, a localização dos usos do solo, perdas, dados climáticos, de armazenagem e logística. Desta forma, a ferramenta fornece informações acerca da dinâmica dessas atividades e sobre a importância em se ter eficiente gerenciamento da produção agropecuária e manejo sustentável dos ricos e diversos ecossistemas presentes no Estado.

Levantamento da Conab

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apresentará os resultados do 2º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 nesta quinta-feira (9), a partir das 8h (horário MS). O anúncio será transmitido pelo canal da Companhia no YouTube e trará informações sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas de grãos do País.

No primeiro levantamento da safra nacional de grãos, publicado no último dia 10 de outubro, pela Conab estimou-se que a área plantada com soja em Mato Grosso do Sul seja de 3,952 milhões de hectares na safra 2023-24 – um crescimento de 4,7% frente aos 3,775 milhões de hectares plantadas no ciclo 2022-23.

A área prevista é um pouco menor que o cálculo apresentado no dia 15 de setembro pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado,  que estima o cultivo de 4,2 milhões de hectares com a oleaginosa.

Clique no link abaixo e acesse o Boletim do Siga-MS sobre o plantio da soja.

533 - BOLETIM SEMANAL CASA RURAL - AGRICULTURA - CIRCULAR 533 07.11.2023_0.pdf

Nos siga no Google Notícias