ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Água tratada na torneira pode não ser sinônimo de saúde

Nícholas Vasconcelos | 06/12/2012 22:23
Água precisa de armazenamento correto para manter cloro e com isso qualidade, alertam especialistas. (Foto: João Garrigó/ Campo Grande News)
Água precisa de armazenamento correto para manter cloro e com isso qualidade, alertam especialistas. (Foto: João Garrigó/ Campo Grande News)
Pesquisa monitorou qualidade da água em prédio da Capital por um mês e resultado apontou problema na qualidade. (Foto: João Garrigó/Campo Grande News)
Pesquisa monitorou qualidade da água em prédio da Capital por um mês e resultado apontou problema na qualidade. (Foto: João Garrigó/Campo Grande News)

A água que o campo-grandense consome todos os dias pode não ter a qualidade esperada e até oferecer riscos à saúde, dependendo da forma de armazenamento em prédios e casas. Fatores como tempo que o liquido fica parado, tipo do reservatório e até a circulação da água podem comprometer o nível de cloro, substância utilizada para impedir a proliferação de micro-organismos, que podem provocar doenças que vão do mal estar até intoxicações graves.

O cloro é adicionado durante o processo de tratamento oferecido pela concessionária de água e esgoto, conforme determina o Ministério da Saúde, mas a situação muda do medidor para dentro do imóvel.

“Até o hidrômetro a água é responsabilidade da empresa, mas a partir dele até caixa d’água quem deve cuidar é o morador”, explica o pesquisador Peter Cheung da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele orienta trabalhos da universidade para melhorar o uso dos recursos de saneamento urbano.

A pesquisadora Keila Roberta Dassan estuda desde 2010 a qualidade da água de Campo Grande e durante um mês monitorou o consumo de um prédio da cidade para saber os efeitos do armazenamento. Ela faz doutorando na UFMS, com parte dele na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, e monitorou a qualidade da água de um edifício da Capital.

Segundo Keila, a conclusão apontou que dependendo da forma como a água é mantida nos prédios ela pode perder o cloro e até ficar abaixo do limite mínimo estabelecido pela Portaria 2914 do Ministério da Saúde, que regulamenta o item no país, e que foi adicionado durante o processo de tratamento.

“O cloro faz a desinfecção da água, sem ela fica sujeita ao aparecimento de micro-organismos, como algas. Essas algas podem causar desde mal-estar, diarréia e até problemas mais graves de saúde”, explica Keila.

Questionamento - Na internet há vídeos que falam sobre a qualidade da água que consumimos, como o do médico Lair Ribeiro que questiona a água engarrafada e o pH, que indica a acidez, neutralidade e alcalinidade do líquido. Com milhares de acessos, o material afirma que há riscos na água consumida diariamente pelos brasileiros.

O pH é um dos critérios que devem ser seguidos pelas empresas que prestam o fornecimento, como a Águas Guariroba, em Campo Grande, e a Sanesul, no interior do Estado. Pela Lei, o valor mínimo deve ser de 4,1 e no máximo de 8,6 para que ela possa ser consumida pelas pessoas.

Na Capital, os valores estão dentro do exigido, mas há casos em que problemas como reservatórios sem limpeza correta e até mesmo falta de circulação da água. “Já encontrei até baratas em algumas caixas d’água, que caem ali e as pessoas não têm conhecimento”, revelou Keila.

O reservatório pode ficar com zonas de água parada, que não está boa para o consumo, e que pode acabar se misturando na água que está própria para o consumo e acabar “misturada” na torneira.

Atualmente a limpeza de caixas e cisternas segue a norma NBR 5626, que determina que a higienização seja feita de seis em seis meses ou quando recomendado pelas empresas de saneamento básico.

Comprovado o problema, a pesquisadora trabalha agora para propor formas para que o cloro não se perca quando armazenado e chegar numa proposta que será enviada para a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que define as regras do armazenamento de água fria.

A expectativa é de que até o fim do próximo ano as novas medidas sejam concluídas e possam servir para garantir uma água de melhor qualidade diretamente nas torneiras.

Os últimos relatórios divulgados pela empresa responsável pela distribuição de água em Campo Grande, a Águas Guariroba, informou que, até chegar à torneira, o líquido é entregue com índice de 99% de potabilidade.

Nos siga no Google Notícias