ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Fenômeno "Lua Azul" poderá ser visto em todo o Estado, diz meteorologista

Mariana Rodrigues | 31/07/2015 15:54
Nesta sexta-feira é o último dia do fenômeno. (Foto: Geone dos Santos Bernardo)
Nesta sexta-feira é o último dia do fenômeno. (Foto: Geone dos Santos Bernardo)

O fenômeno chamado de "Lua Azul", poderá ser visto hoje (31) em todo o Estado, conforme informou o meteorologista Natálio Abrão Filho. Porém ele afirma que esse acontecimento não quer dizer que a lua estará realmente azul, a expressão é só para designar a segunda lua cheia que ocorre neste mês.

De acordo com Natálio, nos primeiros momentos ela apresentará uma cor amarelada, mas em seu ápice ela poderá ser vista com um leve tom azulado. "O ápice da lua é entre às 19h30 até 22h30, depois desse horário a lua vai diminuindo de diâmetro e veremos uma lua branca normal", explica.

Natálio conta que a última vez que esse fenômeno ocorreu foi em 2011 e quem perder o evento neste ano, só poderá ver novamente em 2018.

Como não há previsão de chuva, Natálio adianta que vai ser fácil encontrar pontos para garantir a vista. "As pessoas devem escolher pontos mais altos e com menos vegetação vertical, afastados o máximo possível de iluminação".

O morador de Vicentina - distante 255 km de Campo Grande, Geone dos Santos Bernardo, 29 anos, registrou o fenômeno em fotos e vídeo e mandou para o Campo Grande News.

Ele é fotógrafo amador e conta que sempre tira fotos da lua e por isso até criou uma página no Facebook onde posta as imagens. "Como fiquei sabendo da Lua Azul, quis registrar o momento", conta.

A imagem foi registrada no amanhecer desta sexta-feira, além da foto, Geone ainda fez um vídeo do primeiro dia da Lua Azul, confira.

Nos siga no Google Notícias