ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  19    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Garoa “tímida” mal apaga poeira e Dourados continua há 28 dias sem chuva

Chuvinha da manhã nem chegou a ser registrada pela Embrapa

Por Helio de Freitas, de Dourados | 18/09/2020 08:17
Garoa na manhã desta sexta-feira na região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Garoa na manhã desta sexta-feira na região sul de Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Garoa que durou menos de cinco minutos mal apagou a poeira na manhã desta sexta-feira (18) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A cidade está há 28 dias sem chuvas expressivas, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.

O chuvisco verificado em bairros da região sul e parte do Centro foi tão pouco que nem chegou a ser registrado pela estação agrometeorológica instalada na sede da Embrapa, na BNR-163, saída para Caarapó.

Mesmo inexpressiva, a garoa desta manhã foi suficiente para aumentar a umidade relativa do ar, que ficou abaixo de 15% no fim de semana passado.  Às 8h de hoje chegou a 86%, segundo a Embrapa. A temperatura está em 20 graus.

Ao contrário de agosto, com chuva quase três vezes acima da média esperada para o mês, setembro teve até agora apenas 1,3 milímetro de precipitação. O volume médio de chuva no mês é de 100 mm, segundo a Embrapa.

As previsões são divergentes para os próximos dias em Dourados. O Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê chuva para amanhã e domingo em Dourados.

Já o Climatempo prevê sol entre nuvens amanhã e chuva de 5 mm no domingo. O aplicativo Clima & Radar indica possibilidade de chuva amanhã e sol no domingo.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário