ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Juliana Paes convida população para "Big Day das Araras-Azuis"

Embaixadora do Instituto Arara Azul, a atriz postou vídeo de “chamamento” nas redes sociais

Por Ana Paula Chuva | 09/08/2025 15:15


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A atriz Juliana Paes, embaixadora do Instituto Arara Azul, convida a população a participar do "Big Day das Araras-Azuis". O evento, que ocorrerá entre 16 e 17 de agosto, visa mapear a população da espécie Anodorhynchus hyacinthinus (arara-azul-grande) no Brasil, Bolívia e Paraguai. A participação consiste em registrar, por foto ou vídeo, as araras-azuis avistadas, anotando data, hora e local. Os dados podem ser enviados pelo aplicativo eBird, formulário online do Instituto ou WhatsApp (67) 99871-0752. As informações contribuirão para a conservação da espécie.

Programado para acontecer entre os dias 16 e 17 de agosto, o “Big Day das Araras-Azuis” tem direito a convite especial feito pela atriz Juliana Paes, embaixadora do Instituto Arara Azul. O vídeo foi publicado na manhã deste sábado (9).

Na gravação publicada em seu perfil no Instagram, Juliana destaca ser embaixadora do instituto e afirma que está fazendo um convite importante e lindo.

“Nesses dias você pode praticar a ciência cidadã. Viu uma arara azul, faça uma foto ou um vídeo, anote dia, hora e local e registre no aplicativo. Pronto, você vai ajudar os pesquisadores a mapear onde estão as araras-azuis”, explica a atriz. A embaixadora ainda diz que os registros poderão ser encaminhados via WhatsApp (67) 99871-0752. “Faça como eu, apoie essa pesquisa. Estou contando com vocês”, finaliza Juliana.

Big Day - A ação é voltada à observação e registro da espécie Anodorhynchus hyacinthinus, conhecida como arara-azul-grande, em três países da América do Sul: Brasil, Bolívia e Paraguai.

Os dados coletados vão contribuir para a criação de um banco de informações que servirá ao mapeamento populacional da espécie, monitoramento das áreas de ocorrência e apoio a projetos de conservação ambiental.

Onde enviar os dados coletados:

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.