ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Loteamento do Aero Rancho sofre degradação ambiental e MPE recomenda desocupação

Liana Feitosa | 12/05/2015 12:05

Recomendação do MPE/MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) quer promover a desocupação de área verde localizada no bairro Aero Rancho. O texto, publicado no Diário Oficial do Ministério Público desta terça-feira (12), afirma que, apesar de estar ciente das invasões e de construções irregulares na região, não tomou medidas judiciais cabíveis para reaver as áreas púbicas ilegalmente ocupadas.

Por isso, o MPE instaurou inquérito civil para apurar eventual omissão do município diante das ocupações e construções indevidas. A região afetada é a Área Verde n. 24, quadra n. 86, Loteamento Aero Rancho – Setor II.

Para o órgão, a utilização indevida de bens públicos por particulares, como as áreas em questão, deve ser impedida por meios administrativos, independentemente de ordem judicial, pois o ato de defesa do patrimônio público pela administração é autoexecutável e ainda pode ser executado imediatamente e, se for necessário, também amparado por força pública.

Meio ambiente - Ainda de acordo com o texto da recomendação, o crescimento urbano desorganizado leva à extinção de áreas verdes, o que diminui a qualidade de vida da população e claramente desrespeita o meio ambiente.

A recomendação foi encaminhada à prefeitura de Campo Grande e define que o prefeito tem até 30 dias para informar se a adotará as medidas solicitadas ou não. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPE afirma que tomará providências "O MPE adotará medidas legais por omissão no dever de agir, mediante o ajuizamento da ação civil pública por ato de improbidade administrativa", diz o texto.

O Campo Grande News entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento sobre o caso.

Nos siga no Google Notícias