ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

No Dia da Biodivesidade, grupo convoca homenagem com fotos do Pantanal

Com a hashtag #BiodiversidadedoPantanal, poste fotos de animais e plantas do bioma nas redes sociais

Lucia Morel | 22/05/2020 06:10
Campanha visa despertar sobre preservação do bioma. (Foto: Arquivo Programa Corredor Azul)
Campanha visa despertar sobre preservação do bioma. (Foto: Arquivo Programa Corredor Azul)

No Dia Internacional da Biodiversidade a homenagem do sul-mato-grossense é para o Pantanal. A ideia é postar nas redes sociais a foto de um animal ou planta com a hashtag #biodiversidadedopantanal, comemorar a data e ainda celebrar a fauna e a flora da maior planície alagada do mundo.

A iniciativa é da Wetlands International Brasil, que mantém o programa Corredor Azul, que beneficia o Pantanal através de estudos e ações de proteção ambiental.

Dados do MMA (Ministério do Meio Ambiente), o bioma é riquíssimo em biodiversidade e abrigando, inclusive, espécies não conhecidas. Oficialmente são pelo menos 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos.

Há ainda quase 2 mil espécies de plantas já foram identificadas e classificadas de acordo com sua potencialidade e “algumas apresentam vigorosa capacidade medicinal”, conforme a entidade, localizada nos Países Baixos.

A Wetlands International ainda destaca as comunidades tradicionais da região, como indígenas, quilombolas, comunidades pesqueiras e ribeirinhas.

A flora pantaneira é riquissíma. (Foto: Arquivo Programa Corredor Azul)
A flora pantaneira é riquissíma. (Foto: Arquivo Programa Corredor Azul)

Diante de tanto o que mostrar, o coordenador de comunicação da Wetlands International Brasil, Lennon Godoi, diz que “uma campanha como essa é importante para lembrarmos de toda riqueza e também para conscientizar da importância da conservação do Pantanal”.

Risco – O Pantanal é considerado a maior área úmida de água doce do planeta com área aproximada de 179.300 km², sendo 78% no Brasil, 18% na Bolívia e 4% no Paraguai.

No entanto, apenas 4,6% do Pantanal encontra-se protegido por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável, segundo o MMA.

Assim, o bioma vem sendo muito impactado pela ação humana, seja pela atividade agropecuária, grande incidência de queimadas nos últimos anos e desmatamento.

Graças, no entanto, a ações de preservação, o Pantanal, de acordo com o PMDBBS (Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros por Satélite), tem cerca de 80% de sua cobertura vegetal nativa.

Nos siga no Google Notícias