ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

PF apura se funcionário do Ibama que cria jacarés se aproveitou do cargo

Marta Ferreira | 22/08/2011 16:36

O inquérito aberto após Gerson Zahdi ser preso também investiga se ele vendia carne do réptil ilegalmente

Apreensão de animais na estrada levou PF a investigar irregularidades em criadouro de funcionário do Ibama. (Foto: Divulgação)
Apreensão de animais na estrada levou PF a investigar irregularidades em criadouro de funcionário do Ibama. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal quer saber se o criador de jacarés e funcionário do Ibama Gerson Bueno Zahdi, 64 anos, foi, de alguma forma, beneficiado em sua atividade comercial por sua condição de funcionário de carreira do instituto.

Na quarta-feira passada, ele foi preso, junto com a esposa e a filha, acusado de crime ambiental, e um inquérito foi aberto a respeito, com previsão de conclusão em 30 dias. Os três conseguiram liberdade após pagar fiança de R$ 27 mil.

Outra suspeita investigada pela PF é se Gerson estava vendendo carne de jacarés para restaurantes de Campo Grande sem autorização ambiental nem sanitária.

Zahdi, a esposa Rosa Dittmar Duarte, e a filha, A.K.B.Z., foram presos sob acusação de transporte ilegal de carne de jacaré e de animais abatidos. Foram acusados, ainda, de manter, em Miranda, um rebanho de mais de 3,4 mil jacarés sem licença ambiental válida.

O criadouro era, até então, considerado referência e conhecido como o único com autorização do Ibama no Estado. Até esse fato causou estranheza nos policiais federais, considerando que em outros estados, como Mato Grosso, o número de criadores de jacarés é maior.

O órgão informou que a licença do criadouro está válida e, por outro lado, confirmou que Zadhi não tinha a autorização para o transporte da carne e dos animais encontrados por policiais federais em uma abordagem de rotina na BR-262, próximo a Terenos. Ele só pode criar os animais para venda da pele e consumo próprio da carne.

A pedido da PF, o Ibama vai fazer esta semana uma fiscalização no criadouro de jacarés. A partir dela, poderá decidir, também, eventuais punições administrativas, entre elas multas e até interdição. Por enquanto, os animais estão apreendidos, tendo Gerson Zahdi como fiel depositário.

Muitas questões- O delegado responsável pelo inquérito, Mário Nomoto, afirmou que há muitas interrogações a respeito da atividade de Gerson Zadhi e da família, a serem respondidas com o andamento do inquérito.

Segundo ele, Gerson admitiu que não tinha a licença para transporte dos produtos apreendidos com a filha dela na estrada e apresentou uma licença de operação do criadouro já vencida. Os policiais também checaram no site do Ibama se ele tinha autorização para criar os animais e o CPF dele indicou que o cadastro no órgão ambiental estava vencido.

Sobre isso, a informação dada pelo Ibama é de que o cadastro vencido não invalida a autorização para criação dos animais. O delegado explicou que, como o assunto é complexo, foi aberto o inquérito que vai esclarecer o assunto.

Em relação à atuação de Gerson no Ibama, ele disse que uma das informações essenciais é saber o criador de jacarés atuou na área que autoriza esse tipo de atividade ou se foi beneficiado por colegas. Outra questão, de acordo com o delegado, é saber se a atividade comercial desenvolvida pelo funcionário do Ibama é compatível com a função pública.

Zahdi hoje é lotado no gabinete da superintendência do Ibama, mas já atuou no setor de fauna, justamente o que faz as vistorias e autorizações para atividades comerciais com animais. Atualmente, ele está em licença médica, para tratamento psiquiátrico.

Na semana passada, em entrevista ao Campo Grande News, disse que estava deprimido e envergonhado com a situação e negou qualquer irregularidade no criadouro de jacarés, atribuindo a falta da licença a um “lapso”. De acordo com ele, a carne dos animais é consumida na fazenda onde eles são criados.

Nos siga no Google Notícias