ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

PMA prende caçador com jacaré abatido que seria vendido como peixe

Marta Ferreira | 26/01/2011 10:51

Foi o segundo flagrante de caça do reptil no Estado desde sábado

Depois de flagrar, no fim de semana, uma caçada de jacarés em fazenda de Aquidauana, a Polícia Militar Ambiental prendeu, ontem à noite, em Ladário, um caçador de jacarés com 16 quilos de carne do réptil.

Carne de jacaré apreendida com caçador seria vendida como se fosse pintado. (Foto: Divulgação PMA)
Carne de jacaré apreendida com caçador seria vendida como se fosse pintado. (Foto: Divulgação PMA)

O caçador, Luiz fernando Figueiredo, de 38 anos, foi preso em flagrante, por abate e transporte de animal silvestre. Junto com ele estava Valdredo Amaral Paes, de 29 anos, que também foi preso, por estar com um peixe da espécie cachara e foi autuado por pesca predatória no período de defeso.

Os dois foram autuados em flagrante pelos crimes ambientais e encaminhados à Polícia Civil, onde continuam, segundo apurou a reportagem.

A prisão de Luiz Fernando foi a segunda pelo mesmo tipo de crime. Ele já foi processador por crime ambiental. Não chegou a cumprir pena preso pois foi feita a chamada suspensão do processo, em que ele se comprometeu a comparecer a cada dois meses à Justiça e não se ausentar sem comunicar o juiz responsável pelo caso.

Como se fosse peixe- Segundo o comandante da PMA em Corumbá, major César Freitas, o caçador disse que a carne de jacaré era uma encomenda e seria comercializada como se fosse pintado.

Segundo o oficial da PMA, é feito um preparo da carne para tirar o cheiro característico do jacaré e vendê-la como sendo o pescado. Segundo ele, embora a carne de jacaré tenha maior valor de mercado, a manobra acaba compensando dada a facilidade maior de capturar o réptil em relação ao peixe, principalmente agora, que é época de piracema, quando a pesca só pode ser feita para subsistência.

Além de serem presos, os dois homens receberam multa, de R$ 720 por pesca predatória, e de R$ 500 pela caça.

Nos siga no Google Notícias