ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Suspensa licença de obra de linha de transmissão que ameaça nascente

Marta Ferreira | 22/07/2011 10:26
Imasul suspendeu licença de instalação de linha de transmissão que é apontada como ameaça a córrego. (Foto: Marcelo Victor)
Imasul suspendeu licença de instalação de linha de transmissão que é apontada como ameaça a córrego. (Foto: Marcelo Victor)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) determinou hoje a suspensão da licença de implantação de uma linha de transmissão na zona rural de Campo Grande pela empresa Brilhante Transmissora de Energia.

O Instituto também suspendeu a autorização para desmatamento dada à empresa como parte do processo de instalação da linha de transmissão. As decisões, publicadas hoje no Diário Oficial do Estado, atendem a determinações do Tribunal de Justiça, em ação civil pública contra a obra, que passa à margem do córrego Fiíca.

O córrego fica em uma APP (Área de Preservação Permanente) de 7 hectares na Fazenda Santa Fé.

A proprietária da fazenda, a bióloga Marina Bacha, foi quem moveu a ação. Ela argumentou que as obras para instalação da linha de transmissão de energia colocam em risco a nascente do córrego, além de já estar provocando interferências na fauna e na flora.

Na ação civil pública, Marina Bacha pediu o desvio da obra em 300 metros para não passar pela nascente.

Histórico-Dois processos correm na Justiça desde o início de 2010. O primeiro é a ação pedindo a o desvio da obra, que em março teve decisão concedida determinando que ninguém mais poderia entrar na área sem autorização ou modificar o ambiente sem que antes houvesse um estudo para averiguar os impactos na área.

Apesar dessa decisão, no início de junho, a proprietária da fazenda disse que foi surpreendida por uma área desmatada de aproximadamente 30 metros de comprimento por 4 metros de largura dentro de sua fazenda, em meio ao curso da nascente.

Agora, veio a suspensão da licença de instalação pelo Imasul. A portaria do instituto afirma que, em cumprimento a decisão judicial, estão suspensas por tempo indeterminado as atividades relacionadas à implantação da linha de transmissão.

A outra ação que corre na Justiça é movida pela empresa, sob o argumento de que a paralisação das obras trará muitos prejuízos ao estado.

Nos siga no Google Notícias