A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

03/10/2014 19:13

73 mil eleitores de MS votarão biometricamente neste ano

Michel Faustino
Em Mato Grosso do Sul, 73 mil eleitores irão votar por meio da biometria. (Foto: Divulgação/TSE)Em Mato Grosso do Sul, 73 mil eleitores irão votar por meio da biometria. (Foto: Divulgação/TSE)

A identificação do eleitor por meio das digitais alcançará mais de 73 mil eleitores sul-mato-grossenses nas eleições deste ano, de acordo com estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que, até o ano de 2018, todos os eleitores brasileiros possam votar por meio da biometria.

Em Mato Grosso do Sul, as cidades que utilizarão esta tecnologia nas eleições são Fátima do Sul, Ribas do Rio Pardo, Vicentina, Jateí, Sidrolândia e Camapuã. Para o pleito deste ano, serão utilizadas 273 urnas biométricas.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para isso, o eleitor terá de apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto e, em seguida, colocar a digital no leitor, para depois ser autorizado a votar.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007 e, até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria. Implementada de forma pioneira nas eleições municipais de 2008 nas cidades de Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC, no pleito de 2010 a biometria alcançou mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 Estados.

Juiz Sérgio Moro nega suspensão de segundo interrogatório de Lula
O juiz federal Sérgio Moro negou nesta sexta-feira, 18, o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar seu interrogatório m...
Cármen Lúcia determina que tribunais divulguem salários de magistrados
A ministra Carmen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), assinou nesta sexta (18) uma portaria ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions