ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

73 mil eleitores de MS votarão biometricamente neste ano

Michel Faustino | 03/10/2014 19:13
Em Mato Grosso do Sul, 73 mil eleitores irão votar por meio da biometria. (Foto: Divulgação/TSE)
Em Mato Grosso do Sul, 73 mil eleitores irão votar por meio da biometria. (Foto: Divulgação/TSE)

A identificação do eleitor por meio das digitais alcançará mais de 73 mil eleitores sul-mato-grossenses nas eleições deste ano, de acordo com estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que, até o ano de 2018, todos os eleitores brasileiros possam votar por meio da biometria.

Em Mato Grosso do Sul, as cidades que utilizarão esta tecnologia nas eleições são Fátima do Sul, Ribas do Rio Pardo, Vicentina, Jateí, Sidrolândia e Camapuã. Para o pleito deste ano, serão utilizadas 273 urnas biométricas.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para isso, o eleitor terá de apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto e, em seguida, colocar a digital no leitor, para depois ser autorizado a votar.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007 e, até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria. Implementada de forma pioneira nas eleições municipais de 2008 nas cidades de Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC, no pleito de 2010 a biometria alcançou mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 Estados.

Nos siga no Google Notícias