ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Após encontro com relator, Reinaldo crê que estados vão entrar na reforma

Governador de Mato Grosso do Sul voltou de reunião com governadores e deputado federal mais otimista

Jones Mário | 05/06/2019 10:28
Governador acredita que estados serão incluídos no texto da reforma da Previdência (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador acredita que estados serão incluídos no texto da reforma da Previdência (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) demonstrou otimismo na inclusão dos regime próprios dos estados na reforma da Previdência que tramita em Brasília (DF). A confiança se fortaleceu após encontro com os também governadores tucanos João Dória, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e com o relator da proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP).

“Houve essa conversa em São Paulo, com os governadores e com o relator, e acredito que os estados fiquem na reforma. Há um movimento para isso. Entendo que a reforma da Previdência não pode ficar sem os estados, porque não é uma reforma do governo Bolsonaro. É de todo o País. Os estados precisam entrar, não podem ser excluídos”, disse Azambuja, hoje, durante agenda no Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Na última segunda-feira, o governador de Mato Grosso do Sul anunciou, ao lado dos chefes dos Executivos de São Paulo e Rio Grande do Sul, que partiria para cima do Congresso para que os estados fossem inclusos na reforma.

Hoje, Azambuja garantiu não ver problema em enviar um projeto para a Assembleia Legislativa que siga as regras da reforma em trâmite na Câmara Federal, mas reforçou que o texto precisa incluir também os municípios. “Não tem porque dividir a reforma em três partes - federal, estadual e municipal. A melhor alternativa são as três juntas”. Porém, o governador afirmou que “a decisão é do Congresso” e que vai “respeitar caso o estado seja excluído”.

Na Assembleia, a maioria dos deputados já se manifestou favorável à inclusão dos estados e municípios no texto final da reforma da Previdência.

Partida - Também durante agenda no Imasul, o governador Reinaldo Azambuja assegurou que a reforma da Previdência é o ponto de partida para outras mudanças. “É importante a aprovação. Caso não aprove, eu temo que os estados e o próprio País acabem falindo, a situação já está muito difícil. A economia estagnada preocupa até em relação ao pagamento dos servidores, por isso fomos muito responsáveis em conceder por mais um ano o abono” finalizou.

Nos siga no Google Notícias