ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Após recurso de ala interna, PT derruba aliança com PMDB em Dourados

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 02/09/2016 20:29

Após uma ala do PT de Dourados contestar a aliança local do partido com o PMDB nas eleições municipais deste ano, decisão da Câmara de Recursos petista decidiu por unanimidade anular parcialmente a convenção que definiu a coligação entre as siglas, que integram a chapa majoritária Coragem para Mudar Dourados.

A coligação é encabeçada pelo peemedebista Renato Câmara, candidato a prefeito e acusado pela direção do partido de defender o impeachment de Dilma Rousseff da presidência da República, ato considerado pelos petistas como golpe de Estado.

Com a decisão, a aliança na chapa majoritária deve ser desfeita. Já a proporcional, conforme documento da Executiva Nacional do PT, "fica condicionada à manifestação, clara e por escrito, do Diretório Municipal de que o PT não apoio o candidato a prefeito Renato Câmara porque ele defendeu o golpe de Estado".

O texto ainda traz a nomeação do presidente do diretório estadual, Antônio Biffi, para dar encaminhamento aos procedimentos legais sobre a questão, junto com o secretário geral e a secretária de organização do partido no Mato Grosso do Sul.

A reportagem tentou contato telefônico com o Biffi e também com o presidente municipal do PT em Dourados, o vereador Dirceu Longhi, mas até o fechamento da matéria, não obteve êxito.

Imbróglio - O recurso contra a coligação com Renato Câmara foi apresentada pela corrente Articulação de Esquerda, que queria como candidato à prefeitura pelo PT o ex-reitor da UGFD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias. A candidatura foi cogitada, mas refutada pela maioria na convenção.

Entretanto, o grupo que contesta a coligação se baseia em resolução nacional que veta alianças com candidatos favoráveis ao impeachment de Dilma Roussef. Eles alegam que Câmara se posicionou contra a ex-presidente em discurso realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - o candidato é deputado estadual.

Já os favoráveis à aliança com Renato Câmara argumentam que o PT é aliado do PMDB em outros municípios de Mato Grosso do Sul. Um deles fica perto de Dourados, Nova Alvorada do Sul, onde o ex-prefeito Arlei Barbosa, que é do PMDB, vai disputar o cargo novamente e tem como vice o vereador petista Moisés Neres.

Nos siga no Google Notícias