ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Arroyo mantém luta por vaga de conselheiro no TCE e recorre ao STJ

Leonardo Rocha | 01/12/2015 10:19
Arroyo ainda tenta reverter na Justiça, para assumir vaga de conselheiro no TCE (Foto: Assessoria/ALMS)
Arroyo ainda tenta reverter na Justiça, para assumir vaga de conselheiro no TCE (Foto: Assessoria/ALMS)

O ex-deputado Antônio Carlos Arroyo mantém a luta para tentar assumir a vaga de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas Estadual). Apesar de nomeado, ele não tomou posse, porque a instituição entrou com mandado de segurança, que teve aval da Justiça Estadual. No dia 17 deste mês, ele entrou com novo recurso para tentar levar o processo para ser julgado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Como não teve o aval do vice-presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o desembargador Paschoal Carmello Leandro, agora tenta junto a presidência do Tribunal, com agravo de instrumento em recurso especial, reformar a decisão, alegando que houve "convalidação do ato administrativo foi tratada à exaustão no acórdão combatido".

Justificou que não existe "ausência de prequestionamento", pois houve discussão sobre a matéria, ou seja, deve dar seguimento ao recurso especial, que foi negado pelo vice-presidente do TJ-MS. Neste processo, a defesa do ex-deputado fez todo o levantamento e histórico da nomeação, desde quando o desembargador José Ricardo Cabral, formalizou o pedido de aposentadoria, dia 25 de novembro de 2014.

Explica que a assessoria jurídica do TCE identificou irregularidades no processo formal, mas no dia 9 de dezembro do ano passado, estas foram sanadas, sugerindo o encaminhamento ao governo estadual. Nesta época, Cabral estava na presidência da instituição, acolhendo a sugestão e encaminhando o processo ao poder executivo.

O governo concedeu aposentadoria e encaminhou o nome de Arroyo para Assembleia, sendo que os deputados aprovaram o nome no dia 18 do mesmo mês. A nomeação do ex-deputado foi publicada no dia 24 de dezembro, no entanto o Tribunal de Contas ingressou com um mandado de segurança pedindo a nulidade e suspensão do ato, que foi concedida pelo Tribunal de Justiça de MS.

O TCE alega que a aposentadoria de Cabral foi feita de forma irregular, pois o mesmo assinou seu próprio processo. Diante de tal situação, o conselheiro resolveu voltar a exercer a função, já que sua saída seria por tempo de trabalho e não por idade, quando é obrigatória aos 70 anos. Arroyo agora tenta mudar esta decisão judicial e assumir a vaga no Tribunal de Contas.

Nos siga no Google Notícias