ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia fará "esforço concentrado" para votar pacote do governo

Deputados estão fazendo acordos com líderes para votar propostas em regime de urgência

Leonardo Rocha | 02/12/2020 11:41
Deputado Paulo Corrêa (PSDB) durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar - ALMS)
Deputado Paulo Corrêa (PSDB) durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar - ALMS)

O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), avisou os colegas que haverá um “esforço concentrado” nas próximas semanas para votar o pacote de projetos enviado pelo governo estadual, assim como as demais propostas pendentes, com a intenção de “limpar a pauta” antes do recesso parlamentar.

Para isto os deputados já estão fazendo acordos de líderes e aprovando “regime de urgência” das matérias, para não precisar cumprir os prazos previstos nas comissões ou até para votação no plenário.

Nas duas ultimas sessões seis projetos do governo e um do Ministério Público Estadual receberam a condição de “regime de urgência”, para que possam ir diretamente ao plenário, onde as comissões e os deputados poderão dar parecer para votação. Se for necessário, podem ser abertas sessões extraordinárias.

Pacote - Entre as propostas que já chegaram está a prorrogação do prazo de programas como “Morar Legal”, que renegocia dívidas de habitação, e “Bolsa-Atleta”, que prevê repasses mensais para ajudar atletas do Estado em preparação e competições.

Também já chegou a redução de taxa para transferência de veículos e prorrogação de contratos de trabalho na Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e da Fundtur (Fundação Estadual de Turismo).

Entraram hoje (02) a proposta que autoriza o governo a fazer operação de crédito com o Banco do Brasil, para financiar projetos de infraestrutura e transportes, assim como o projeto que trata de novo prazo de validade em concursos, devido a pandemia. Neste pacote ainda está a proposta do Ministério Público que faz alteração na sua Lei Orgânica.

Próximos – O governo estadual deve enviar nos próximos dias as propostas requisitadas pelo setor industrial e produtivo, como “Refis” para multas do Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e Fundersul ( Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de MS).

Além de “incentivo à energia solar”, mudanças na cobrança do ITCD (Imposto sobre transmissão “causa mortis” e doação de bens) e até a criação do FAI (Fundo de Apoio à Industrialização). O governo informou que iria elaborar as propostas, após avaliação da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda).

Nos siga no Google Notícias