ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia realiza mesa redonda para encontrar soluções para a saúde

Wendell Reis | 11/04/2012 18:55

Soluções e problemas serão encaminhados aos responsáveis pela saúde pública

Takimoto criticou a falta de preocupação com a saúde, lembrando que as pessoas fazem seguro para carros, mas não fazem para família(Foto: João Garrigó)
Takimoto criticou a falta de preocupação com a saúde, lembrando que as pessoas fazem seguro para carros, mas não fazem para família(Foto: João Garrigó)

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou uma audiência nesta quarta-feira (11) com o objetivo de debater e encontrar uma forma de conquistar recursos para melhor atender a população no Estado. Durante a audiência, os manifestantes levantaram problemas que atingem vários pacientes no Estado.

O deputado George Takimoto (PSL) declarou que como médico sente vergonha de falar sobre saúde. Para ele, sem uma boa educação, dificilmente conseguiremos dar uma saúde digna ao ser humano. O deputado lembrou da necessidade do calor humano nos atendimentos e de tempo ao médico para dar um diagnóstico preciso dos problemas.

Takimoto criticou a falta de preocupação com a saúde. Ele exemplificou que a maioria das pessoas que compram um carro se apressa para fazer um seguro, pagando no mínimo R$ 200. Porém, esta mesma preocupação não é vista com a família, que em sua maioria não possui seguro.

O deputado Paulo Corrêa (PR) acredita que a paciência das pessoas está no limite, o que pode justificar atitudes como a de um paciente que recentemente quis agredir funcionários de um posto em Campo Grande. O deputado criticou o fato do Governo ter jogado a responsabilidade sobre a saúde nas costas do estados e dos municípios, ressaltando que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem uma aprovação de 77%, mas uma saúde que está “uma porcaria”.

Paulo Corrêa relatou que os municípios do interior têm dificuldade de conseguir profissionais, mesmo com altos salários oferecidos. Sobre este aspecto, o deputado Lauro Davi (PSB) declarou que os médicos não vão para o interior por falta de estrutura. Ele defendeu a regionalização dos atendimentos, mas com estrutura necessária. Lauro Davi defendeu que a saúde padece de dinheiro e gestão, avaliando que não se deve colocar a culpa nos governantes, mas curar o sistema de gestão e financiamento da saúde.

O deputado Cabo Almi (PT) lamentou o fato de pacientes ainda aguardarem 8 horas por uma consulta nos postos de saúde e de pacientes do interior do Estado agendarem consulta e ainda serem instalados em corredores de hospitais na Capital. O deputado acredita que é preciso vontade de fazer, pois a saúde tem pressa e o que mais tem sido visto é a espera por atendimentos.

O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas, elogiou a audiência, principalmente por dar voz a pessoas que enfrentam os problemas da saúde, lembrando que a Assembleia não é apenas uma Casa de Leis, mas congrega representantes que devem discutir os problemas relativos a vida do povo. Além disso, destacou o fato dos problemas e soluções ali levantadas serem encaminhadas posteriormente para os órgãos públicos responsáveis.

A deputada Mara Caseiro declarou que é difícil dizer quem é o culpado pela difícil situação, mas também reclamou que a Emenda 29 prejudicou os municípios. Ela avaliou como desumano o fato das pessoas pedirem aos deputados para intercederem por um atendimento, quando isso deveria ser obrigação do serviço público.

A integrante da Coordenação da Rede Municipal de Saúde Pública, Judith Flor, ressaltou a importância da participação da família no tratamento. Além disso, lembrou que os encaminhamentos de pacientes do interior para a Capital ainda atrapalham o atendimento e continua como gargalo para a saúde em Campo Grande.

O secretário de saúde do município de Figueirão, Jorge Roberto Mortari, também falou da dificuldade de contratar profissionais para atuar no município. Ele acredita que o SUS precisa acolher a saúde. O secretário lembrou que recentemente foram entregues R$ 2,4 milhões para compra de trator, enquanto o município de Figueirão luta com apenas uma ambulância para atender a todos. Ele defendeu uma melhor distribuição dos recursos, para avaliar a real necessidade dos municípios.

Nos siga no Google Notícias