ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Câmara derruba veto ao projeto que prevê instalação de calçadas artificiais

A própria prefeitura, que havia vetado, 'autorizou' os vereadores a derrubarem a proibição

Mayara Bueno | 17/10/2017 12:28
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Izaías Medeiros).
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Izaías Medeiros).

A Câmara Municipal de Campo Grande derrubou, nesta terça-feira, dia 17, o veto do prefeito Marquinhos Trad (PSD) sobre o projeto que autoriza a instalação de parklets, uma espécie de calçada artificial destinada ao lazer e convivência montada em cima das vagas de estacionamento em vias públicas.

Desta forma, o projeto passa a valer. Antes da votação do veto, o líder do chefe do Executivo na casa de leis, vereador Francisco Almeida Telles (PSD), indicou aos demais parlamentares que podiam derrubar a proibição, já que os autores da proposta, Gilmar da Cruz (PRB) e o João César Mattogrosso (PSDB), explicaram à prefeitura os detalhes e ajustes no projeto.

Os 26 vereadores presentes na sessão votaram pela derrubada. Agora, a matéria, que é apenas autorizativa, não obriga o município a cumprir, será promulgada.

Um dos pontos negativos apontados pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), quando a proposta foi vetada, foi a falta de diretrizes práticas sobre a instalação, como por exemplo estabelecer as larguras mínimas das calçadas onde os parklets poderiam existir, já que em lugares estreitos a passagem de pedestres poderia ser prejudicada.

Na explicação de seus votos, alguns parlamentares cobraram que o projeto, agora válido, seja de fato colocado em prática. 

Outros projetos - Também foram aprovados na sessão de hoje os projetos de leis que prevêem a criação de do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea) e do Fundo Municipal do Bem-Estar Animal (Fumbea), e outro que aplica tarifa social sobre os serviços públicos de abastecimento de água e saneamento sanitário para os portadores de câncer e renais crônicos e dá outras providências e o Programa Banco de Empregos para a Juventude.

Nos siga no Google Notícias