ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara troca moção de repúdio por audiência pública com Energisa

Kleber Clajus | 17/09/2014 13:32
Chiquinho Telles questionou desligamento de luz de famílias da favela Cidade de Deus (Foto: Marcos Ermínio)
Chiquinho Telles questionou desligamento de luz de famílias da favela Cidade de Deus (Foto: Marcos Ermínio)

O corte no fornecimento de energia elétrica de moradores da favela Cidade de Deus por pouco não virou uma moção de repúdio, nesta quarta-feira (17), na Câmara Municipal de Campo Grande. Vereadores questionaram a “arbitrariedade” com que a decisão foi tomada e devem cobrar em audiência pública explicações e plano de investimentos da empresa Energisa, que assumiu o controle da Enersul em abril deste ano.

A discussão foi aberta por Chiquinho Telles (PSD), que relembrou o desligamento de energia, na semana passada, em área de invasão no Dom Antônio Barbosa. Para ele, a concessionária não deve agir com “arbitrariedade”, uma vez que no local existem pessoas que estão perdendo alimentos refrigerados e o calor tem castigado principalmente as crianças.

Já Vanderlei Cabeludo (PMDB) foi ainda mais radical ao solicitar uma moção de repúdio a empresa pela atitude, que forçou a prefeitura a disponibilizar geradores de energia enquanto negocia meios para realocar as cerca de 800 famílias. O mais recente pedido desse tipo de reprovação foi realizado no ano passado contra o ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

Para acalmar os ânimos, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), decidiu que uma audiência pública é a melhor alternativa de se questionar a empresa sobre a situação da Cidade de Deus onde, de acordo com a Energisa, são registrados prejuízos mensais de R$ 8 mil por ligações clandestinas na rede elétrica.

“Temos que ter calma porque não somos a favor do que é clandestino, mas ficar no escuro gera insegurança e crimes. A empresa também precisa explicar o que está fazendo de social e qual sua perspectiva de investimentos”, comentou Carlão.

Inicialmente, a previsão é de que a audiência pública ocorra em 1º de outubro, na sede do Legislativo.

Nos siga no Google Notícias