A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/04/2016 10:26

Candidatos a vaga de desembargador passam por sabatina na OAB-MS

Votação de hoje seleciona seis advogados para disputa

Leonardo Rocha
OAB começa sabatina, para depois realizar votação do quinto constitucional (Foto: Marcos Ermínio)OAB começa sabatina, para depois realizar votação do quinto constitucional (Foto: Marcos Ermínio)
Presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, acredita que votação termina no período da tarde (Foto: Marcos Ermínio)Presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, acredita que votação termina no período da tarde (Foto: Marcos Ermínio)
Fábio Trad diz estar confiante no resultado, ele é um dos 19 candidatos (Foto: Marcos Ermínio)Fábio Trad diz estar confiante no resultado, ele é um dos 19 candidatos (Foto: Marcos Ermínio)
Alexandre Bastos diz que escolha será difícil, porque todos os candidatos têm qualidade (Foto: Marcos Ermínio)Alexandre Bastos diz que escolha será difícil, porque todos os candidatos têm qualidade (Foto: Marcos Ermínio)

A OAB-MS começou a sabatina com os 17 candidatos a vaga de desembargador do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), pelo quinto constitucional. Os 34 integrantes do Conselho da Ordem vão escolher seis nomes para fazer parte da lista, que será enviada ao Tribunal. A votação será aberta e deve terminar no período da tarde.

O presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, ressaltou que esta vaga destinada a entidade, trata-se da voz da sociedade, com um representante que vai ver também o lado da advocacia, importante neste processo. "Em sempre digo que se trata de um equilíbrio no Tribunal, importante para todos os lados envolvidos", disse ele.

Karmouche acredita que a votação desta sexta-feira (29) se estenda durante todo o dia, já que além da sabatina com os candidatos, depois haverá o voto dos conselheiros. Após a Ordem indicar os seis nomes, caberá aos desembargadores do TJ-MS definir uma lista tríplice, que será encaminhada para o governador Reinaldo Azambuja, que irá dar a palavra final.

Candidatos - São 17 advogados que concorrem a uma vaga de desembargador. Entre eles está o ex-deputado federal Fábio Trad, que inclusive já presidiu a OAB-MS. "O quinto constitucional leva para o Tribunal uma percepção jurídica diferente. Também torna todo este processo mais democrático".

Fábio ressaltou que está confiante na disputa, porque já prestou um grande trabalho na Ordem tanto como conselheiro, assim como presidente da seccional, incluindo também seu trabalho no parlamento federal. "Vamos esperar o resultado, sabemos que fizemos nossa parte".

Alexandre Bastos, que também concorre a vaga, ressaltou a importância deste representante da OAB-MS e MPE (Ministério Público Estadual), que mostra a participação da entidade no Judiciário, sempre como voz da sociedade. "Será uma escolha difícil, são 17 nomes excelentes, para passar seis, todos têm muita qualidade, o escolhido irá representar bem a instituição".

O candidato Rodolfo Souza Bertin, ressaltou que o Tribunal ganha muito com a experiência de um advogado, e que esta vaga já existe há mais de 80 anos. "O representante sempre é muito respeitado, estou confiante, tivemos dois meses de campanha, onde conversamos com os colegas da Capital e do interior".

Já o advogado Hassan Hajj, postulante a vaga, ponderou que o quinto constitucional é uma forma de "oxigenar o Tribunal", já que este profissional vai acrescentar muito. "O escolhido precisa ser atuante, de enfrentamento, sabemos que esta disputa será muito difícil". Ele lembrou que da última vez, chegou na lista tríplice, mas não foi escolhido.

Hassan Hajj concorre novamente a vaga, da outra vez chegou até a lista tríplice (Foto: Marcos Ermínio)Hassan Hajj concorre novamente a vaga, da outra vez chegou até a lista tríplice (Foto: Marcos Ermínio)
Rodolfo Souza Bertin diz que em dois meses de campanha, pôde conversar com todos os colegas (Foto: Marcos Ermínio)Rodolfo Souza Bertin diz que em dois meses de campanha, pôde conversar com todos os colegas (Foto: Marcos Ermínio)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions