ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

Candidatos falam em reordenar tráfego contra caos em cruzamentos

Ricardo Campos Jr. | 06/09/2016 17:37
Rotatória no entroncamento das ruas Ceará com Joaquim Murtinho é um dos pontos considerados críticos (Foto: Marcos Ermínio)
Rotatória no entroncamento das ruas Ceará com Joaquim Murtinho é um dos pontos considerados críticos (Foto: Marcos Ermínio)
Congestionamento perto da rotatória da Mato Grosso com a Via Parque (Foto: Marcos Ermínio)
Congestionamento perto da rotatória da Mato Grosso com a Via Parque (Foto: Marcos Ermínio)

A falta de sincronização semafórica não é o único problema que atrapalha a fluidez no trânsito de Campo Grande. Recentemente a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) elegeu 13 pontos considerados críticos em horários de pico, a maior parte deles corresponde a rotatórias que testam a paciência dos motoristas ao disputar espaço com ônibus e carros.

Para alguns desses casos, como o cruzamento das avenidas Gury Marques e Interlagos e a rotatória no entroncamento das avenidas Mato Grosso e Nelly Martins (Via Parque), o poder público tenta, gestão após gestão, encontrar soluções eficientes e que caibam no orçamento do município.

O problema é o tema da quinta e última matéria sobre propostas dos candidatos a prefeito de Campo Grande para situações antigas na cidade cujas soluções são cobradas pela população. Todos os 15 candidatos foram convidados a participar. As respostas são dispostas seguindo a ordem alfabética dos nomes usados nas urnas segundo o DivulgaCand.

Alex do PT pretende, primeiramente, executar quatro projetos que receberam recursos da União em 2013 e não foram realizados, como o viaduto no cruzamento da Interlagos e Gury Marques, além das intervenções na rotatória da Mato Grosso com Via Parque. São ações que preveem a restruturação do reestruturação do sistema integrado do transporte e a requalificação dos eixos estruturadores do transporte coletivo.

O candidato tem como medidas para reduzir esses estrangulamentos a melhoria da qualidade do transporte coletivo, com implantação de corredores para os ônibus; a interligação das ciclovias da região central com os bairros e a construção de ciclofaixas até os terminais de transbordo, que serão equipados com bicicletários.

Já Aroldo Figueiró (PTN) enquanto professor de engenharia afirma ter feito um trabalho com os alunos e obtido onze soluções para esses problemas que ainda não havia pensado. Duas já são conhecidas: o viaduto na Gury Marques e outro pontilhão na rotatória da Avenida Mato Grosso. Ele promete executar as intervenções mesmo diante dos interesses empresariais muitas vezes contrários a esses empreendimentos.

Além disso, o candidato pretende desenvolver ações educativas para informar aos motoristas os roteiros que poderiam ser adotados para se chegar ao Centro da cidade, por exemplo, evitando vias mais movimentadas que têm a capacidade de tráfego excedida. Ele acredita que os problemas podem ser resolvidos com ações físicas, educativas e informativas.

Já Athayde Nery (PPS) prevê intervenções diferentes para cada trecho problemático. Na rotatória da Mato Grosso com a Via Parque e na Gury Marques serão necessários viadutos. Na Joaquim Murtinho com a Ceará a ideia é criar novas vias de acesso e reavaliar a importância do terminal Hércules Maymone naquele local, podendo haver uma nova obra ou replanejamento que beneficie motoristas e pedestres.

Outros pontos problemáticos demandam planejamento que reorganize o trânsito, além de inserir nova sinalização, levando sempre em consideração o impacto aos moradores. O cruzamento da Euler de Azevedo com a Tamandaré é visto como prioridade. A proposta é abrir novas vias de acesso principalmente para a UCDB, além de instalar novos semáforos e travessias elevadas para ajudar os moradores da região.

Coronel David (PSC) pretende usar os mais de R$ 500 milhões liberados há dois anos para a execução de projetos de mobilidade urbana e para acabar com gargalos no trânsito da Capital, como a implantação dos corredores do transporte coletivo para dar maior agilidade ao tráfego dos ônibus.

O Centro de Controle Integrado deverá dar agilidade no tráfego de veículos por meio do monitoramento em tempo real da cidade, de forma que o poder público possa intervir com mais eficiência para acabar com os pontos de entrave. O candidato prevê a criação de um aplicativo para que o cidadão saiba as condições do trânsito e informações necessárias para buscar caminhos mais rápidos e curtos.

Marcelo Bluma (PV) vai estudar emergencialmente a implantação de viaduto nos pontos críticos, juntamente com a “onda verde” nas vias da região. Segundo ele, o trânsito funciona de forma sistêmica e não pontual. Então, para desafogar o tráfego é preciso implantar um sistema de planejamento de trânsito integrado com as demais secretarias, de forma que sempre seja avaliado o impacto de outros empreendimentos, como construção de casas populares.

Assim a implantação de um sistema de planejamento de trânsito integrado com as demais secretarias irá dar a Campo Grande, no médio e longo prazo, um trânsito de excelente qualidade.

Marquinhos Trad (PSD) pretende rever a hierarquização das avenidas e ruas de Campo Grande para promover o reordenamento viário. Esse estudo resultará no diagnóstico do tráfego de veículos tanto leve quanto pesado, o que acarretará na determinação do tipo de procedimento ou obra que será adotado especificamente para cada cruzamento relacionado.

Isso levará em conta o local da intervenção, sua circunvizinhança, sua estrutura, sua localização e seu horário de pico. É preciso saber onde circulam os veículos de maior peso para tirar eles da passarela superior e evitar riscos. Em alguns casos haverá necessidade de obras de maior investimento, como o cruzamento da Avenida Interlagos com a Avenida Gury Marques com o viaduto.

Para Rose Modesto (PSDB), o sistema de trânsito precisa ser repensado, tendo em vista que a frota da Capital aumentou significativamente nos últimos anos, mas não houve investimentos nem para melhorar, muito menos para modernizar o transporte público.

Ela propõe estimular o uso do transporte coletivo oferecendo mais qualidade, segurança e modernidade. Também será investido ma melhoria e modernização da sinalização (vertical e horizontal) e semáforos, além de identificar os pontos críticos de acidentes e readequar as vias, além de modernizar o sistema de controle de tráfego na cidade para garantir um trânsito fluído e seguro.

Suél Ferranti (PSTU) afirma que a primeira medida será discutir a situação nos conselhos populares que envolvam os servidores públicos desse setor (com valorização profissional e salarial), as associações de bairro, os sindicatos de trabalhadores, os movimentos sociais.

Esses grupos deliberarão a forma que melhor beneficiará a classe trabalhadora e o povo pobre da cidade, levando-se em conta as prioridades necessárias no trânsito no que diz respeito ao transporte público (estatizado e gratuito), a fluidez dos demais veículos e dos pedestres. Os conselhos apresentarão meios de saídas que melhor beneficiem a mobilidade urbana da cidade.

A equipe do Campo Grande News entrou em contato com todos os candidatos convidando-os a participar da série. Adalton Garcia (PRTB), Alcides Bernal (PP), Arce (PCO), Elizeu Amarilha (PSDC), Lauro Davi (PROS) e Pedrossian Filho (PMB) não enviaram as propostas sobre o tema até a publicação desta reportagem.

Nos siga no Google Notícias