ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

CPI do Calote sofre primeira baixa para líder do prefeito assumir vaga

Jéssica Benitez e Luciana Brazil | 06/06/2013 11:00
Idealizador da comissão, Paulo Siufi irá presidir a CPI (Foto: Cleber Gellio)
Idealizador da comissão, Paulo Siufi irá presidir a CPI (Foto: Cleber Gellio)

Em reunião na manhã desta quinta-feira, os integrantes da CPI do Calote, definiram quais funções cada um deles deverá exercer durante a investigação. Paulo Siufi (PMDB), responsável por elaborar o requerimento que aprovou a comissão, ficou com a presidência. Elizeu Dionizio (PSL) será o relator e Otávio Trad (PTdoB), Chiquinho Telles (PSD) e Marcos Alex (PT) serão membros.

Ontem Ayrton Araújo(PT) estava na composição, porém, decidiu não participar, segundo ele por motivos particulares, por isso o líder do prefeito entrou no grupo. Ayrton é mais contido, enquanto Alex tem uma postura de defesa radical dos interesses de Bernal.

Conforme os parlamentares, a definição das funções foi decidida consensualmente. “O foco principal são as empresas que prestam serviços essenciais à Capital”, explicou o presidente.

Segundo Trad, hoje será a primeira reunião oficial da CPI do Calote, às 17h na própria Câmara Municipal, sendo que a sociedade civil organizada poderá participar. Ontem houve reunião a portas fechadas com lideranças de todas as bancadas na Casa de Leis para, enfim, instalar a comissão.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB) e Siufi, garantiram que os documentos entregues pelo secretário Municipal de Planejamento e Finanças, Wanderley Ben Hur, foi determinante ir adiante com a instalação. “Esta documentação só comprovou o que nós já sabíamos, que a prefeitura tem dinheiro em caixa e não paga porque não quer”,confirmou Mario.

Segundo ele, o executivo tem aproximadamente R$ 700 milhões em caixa e as dívidas levantadas pelos fornecedores chegam a R$ 400 milhões. “O que achamos mais estranho é que existem empresas que recebem religiosamente em dia e outras não recebem, mesmo prestando serviço e empenhando notas fiscais”, concluiu o peemedebista.

Investigação – A comissão foi iniciada após os vereadores receberem a denúncia que alguns fornecedores não recebiam pagamento desde janeiro de 2012. Entre as empresas citadas estão a CG Solurb Soluções Ambientais e a RDM Recuperação de Crédito Ltda. A prefeitura explicou que alguns pagamentos não tinham sido feitos porque os contratos estavam sob análise, por apresentar algumas irregularidades.

Nos siga no Google Notícias