ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Eleições suplementares acontecerão em Dourados e mais 6 cidades em 2011

João Humberto | 27/12/2010 21:16

Para o próximo ano, a Justiça Eleitoral já programou eleições suplementares em sete municípios brasileiros, inclusive em Dourados. Neste ano, 49 cidades tiveram seus prefeitos tirados do cargo, de acordo com matéria publicada na Folha On Line.

Das 5.563 cidades do país, foram feitas eleições suplementares em 141 desde 2008. Ontem, por exemplo, Laerson Lourival de Andrade Alencar (PMDB) foi eleito prefeito de São Francisco de Assis do Piauí (PI), cidade com 3.935 eleitores, com uma diferença de 77 votos para Eliesio Elisio dos Reis (PT).

O ex-prefeito Heitor Gomes Ferreira (PTB) foi cassado sob acusação de compra de votos e abuso de poder econômico. Como o petebista conseguiu mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado não pôde assumir o cargo.

Para o ano que vem, estão marcadas eleições suplementares em Morro Cabeça no Tempo (PI), Campo Maior (PI), Conceição do Mato Dentro (MG), Valença (RJ), Mangaratiba (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ).

Em Dourados, a eleição acontece após renúncia do ex-prefeito Ari Artuzi (sem partido), no dia 1º de dezembro. Ele foi preso em setembro sob a suspeita de integrar um suposto esquema de fraudes, desvios e pagamento de propina instalado na prefeitura.

Também foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor (PR) e o vereador Sidlei Alves (DEM), ex-presidente da Câmara.

Em Campos dos Goytacazes, ainda há dúvida sobre a possibilidade da eleição.

Liminar do ministro Marcelo Ribeiro determinou em 15 de dezembro o retorno de Rosinha Garotinho (PR) ao comando da prefeitura.

A decisão foi consequência da anulação da ação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio, que também ameaçava a posse do marido de Rosinha, o deputado federal eleito Anthony Garotinho (PR).

Com isso, a eleição que estava marcada para o dia 6 de fevereiro de 2011 foi suspensa pela liminar. (Com informações da Folha On Line).

Nos siga no Google Notícias