A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/10/2014 16:33

Eleitor pode consultar local de votação pelo celular e site do TRE-MS

Kleber Clajus
Consulta de local de votação pode ser realizada por aplicativo para Android e iOS (Foto: Marcos Ermínio)Consulta de local de votação pode ser realizada por aplicativo para Android e iOS (Foto: Marcos Ermínio)

A consulta ao local de votação, no domingo (5), pode ser realizada através de aplicativo no celular, bem como no site do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Em Mato Grosso do Sul, 1,8 milhão de pessoas devem ir as urnas em 5.744 seções eleitorais.

No caso do celular, a busca é realizada através do aplicativo “Onde Votar ou Justificar”, disponível nas plataformas Android e iOS. O mesmo pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e iOS App Store.

O Campo Grande News testou o serviço, que exige a seleção do campo “Onde Votar” e preencher dados como nome ou número do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, deve-se clicar em uma lupa do lado superior direito e aguardar os dados sobre o domicílio do eleitor e endereço do local de votação. Quanto aos locais de justificativa, o sistema apresentou falha.

Já no site do TRE-MS, a consulta pode ser realizada aqui com necessidade de informar os mesmos dados do aplicativo, mas exigindo ainda o preenchimento de código de segurança. Na sequência, aparecem as informações do eleitor e onde ele deve ir registrar seu voto.

Justificativa – Para quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, e não se cadastrou para voto em trânsito, será necessário ir até uma seção eleitoral ou mesa receptora de justificativa. No local deve apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade ou funcional, certificado de reservista ou carteira de habilitação), preencher formulário de RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral) e entregá-lo ao mesário, que assinará o documento.

Há possibilidade de justificar ausência até 60 dias após o pleito, tendo que apresentar pessoalmente ou via correio requerimento ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions