ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Eleitor poderá acompanhar apuração em tempo real pelo celular

Priscilla Peres e Liana Feitosa | 05/10/2014 10:05

A apuração dos votos deste primeiro turno poderá ser acompanhada em tempo real pelos eleitores de todo o País, por meio de um aplicativo disponibilizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para celulares e dispositivos móveis. É possível escolher o Estado de sua preferência.

De acordo com o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) o aplicativo é uma novidade para as eleições de 2014 e por isso não serão divulgados boletins parciais da apuração. Os interessados podem baixar o aplicativo “Apuração 2014”, gratuitamente nas lojas Google Play e iOS App Store.

O TSE também disponibilizou outras duas plataformas para o eleitor, o sistema “Divulga” disponível na versão desktop (computador de mesa), com as informações completas dos resultados; e o “DivulgaWeb”, disponível no Portal do TSE.

Durante o período eleitoral, outros dois aplicativos estavam disponíveis pelos eleitores, um oferece informações sobre o local de votação, endereços, seções eleitorais e até traça rotas do domicílios até o local de votação. O outro oferece informações sobre os candidatos, disponibilizando nos dispositivos móveis o perfil de cada candidato cadastrado no TSE.

Apuração - De acordo com o TSE, em virtude da diferença de fuso horário, os resultados vão da totalização dos votos para presidente da República vão começar a ser divulgados às 19h (horário de Brasília), quando a votação já estiver encerrada em todo o território nacional.

Já para os demais cargos, a totalização dos votos pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais ) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h, conforme o horário local.

Aproximadamente 1,8 milhão de eleitores sul-mato-grossense devem comparecer às 5.744 seções eleitorais distribuídas pelos 79 municípios do Estado neste domingo (5) para escolher os candidatos à presidência da republica, governo do estado, senado, deputado estadual e federal.

Nos siga no Google Notícias