ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Governo cria “formas excepcionais” para empresa pagar multas do Procon

Proposta chegou hoje (03) à Assembleia e deve ser votado na próxima semana

Leonardo Rocha | 03/12/2020 13:44
Presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante entrevista na Assembleia em novembro (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)
Presidente da Fiems, Sérgio Longen, durante entrevista na Assembleia em novembro (Foto: Wagner Guimarães - ALMS)

O governo estadual enviou projeto que cria novo Refis (Programa de Recuperação Fiscal) para dívidas relativas ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e estabelece "formas excepcionais" para pagamentos de multas aplicadas pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) a empresas de Mato Grosso do Sul.

Estas medidas estão incluídas no “pacote de bondades” requisitado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) ao governo estadual e a Assembleia Legislativa, no mês passado. A proposta ainda prevê redução nas sançoes aplicadas pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).

Também entrou no pacote o parcelamento de dívidas do ITCD (o Imposto de Transmissão “Causa Mortis” e Doação de quaisquer bens ou direitos), com concessão de descontos e pagamento parcelado. O projeto chegou hoje (03) na Assembleia Legislativa, e já segue em regime de urgência, com previsão de ser votado na semana que vem.

Pagamentos - Para as dívidas de ICMS, no pagamento à vista, as empresas vão receber 95% de descontos das multas e dos juros correspondentes. Já na opção de 2 ou até 20 parcelas mensais, o desconto será de 75% (multas e juros). A outra alternativa é de 21 até 60 parcelas, tendo assim (desconto) de 60%.

Procon - Já em relação as formas excepcionais de pagamento de multas do Procon-MS, Imasul, Iagro e Imasul, as opções são de desconto de 90% do valor no pagamento em parcela única, redução de 70% de 2 até 20 parcelas mensais e 50% (desconto) de 21 a 60 parcelas.

Estas opções são para dívidas e multas vencidas até o dia 31 de julho de 2020, fazendo parte ou não da dívida ativa. Entram neste projeto também dívidas de parcelamentos anteriores, mesmo que o acordo antigo foi rompido. Nestas condições ainda estão as penalidades em relação ao ICMS.

Caso o contribuinte não esteja estabelecido no Estado, ele pode “liquidar” sua dívida com pagamento à vista ou optando pelo parcelamento do valor de 2 a 10 vezes. A adesão ao programa precisa ser feita até o dia 30 de dezembro.

ITCD – Já sobre as dívidas do ITCD, incluídas as multas, até o dia 31 de outubro, elas podem ser pagas à vista com 95% de desconto das multas, de 2 até 20 parcelas com 75% (desconto) e de  21 a 48 parcelas tendo 60% de desconto.

“Pretende-se, com essas formas excepcionais de pagamento, oferecer a esses devedores da Fazenda Pública Estadual mais uma oportunidade para a quitação dos seus débitos, visando a incrementar a entrada de recursos financeiros nos cofres do Estado”, diz a proposta.

Nos siga no Google Notícias