ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Governo enviará MP para alongar dívida dos estados com o BNDES, diz líder

Marcelo Brandão, da Agência Brasil | 05/04/2017 23:10

O governo vai enviar ao Senado uma Medida Provisória (MP) sobre o pagamento da dívida dos estados com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Uma lei sancionada em dezembro do ano passado beneficiou, segundo governadores e parlamentares, os estados das regiões Sul e Sudeste. Esse novo texto vai alongar a dívida dos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A informação é do líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Segundo ele, a medida é “um gesto para os demais estados”, referindo-se às regiões contempladas pelo novo texto. Mais cedo, o governador do Rio Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse a jornalistas na Câmara dos Deputados que o Palácio do Planalto enviaria uma medida prorrogando o prazo de pagamento da dívida dos estados com o BNDES por 240 meses.

O líder do governo, no entanto, não confirmou o prazo, mas falou que a proposta deve trazer uma carência de quatro a seis anos para o pagamento. A medida pode facilitar a aprovação do Projeto de Lei Complementar (343/2017). A proposta, que foi encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional, garante a redução temporária do pagamento da dívida dos estados que têm débito com a União a partir da adoção de um plano de recuperação como contrapartida.

O Palácio do Planalto ainda não confirma o envio da MP, mas hoje (5) o presidente da República Michel Temer conversou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e outros parlamentares sobre a possibilidade de fazer um ajuste na questão do pagamento da dívida dos estados.

Nos siga no Google Notícias