ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Governo muda perícia médica e avalia situação de 2,3 mil servidores cedidos

Administração estadual está criando uma estratégia para reduzir custos com folha de pagamento

Juliene Katayama | 03/03/2015 17:52
Carlos Alberto vai desenvolver alguns projetos para aproveitar potencial de servidores (Foto: Marcelo Calazans)
Carlos Alberto vai desenvolver alguns projetos para aproveitar potencial de servidores (Foto: Marcelo Calazans)

O governo do Estado está criando uma estratégia para criar economia com despesas desnecessárias na folha de pagamento – hoje é de R$ 460 milhões. Para isso, a Secretaria de Administração vai reformular a perícia médica e avaliar a situação dos 2.350 servidores cedidos para retornarem às funções de origem.

A reformulação da perícia médica surgiu quando no recadastramento identificaram o caso de um professor que estava afastada do governo por atestado médico, mas dava aula em uma escola particular. “Hoje a perícia médica é feita pela SAD e a Fundação de Saúde, mas vai ficar só com a fundação porque a maioria dos afastamentos é por atestado médico”, explicou o secretário de Administração, Carlos Alberto Assis.

Outra situação que o governo vai rever é o caso dos 2.350 cedidos. Segundo o secretário, a maioria são professores e policiais militares. “Se for necessário manter o servidor no cargo onde está, vai continuar. Mas se ele está num cargo administrativo ganhando muito além para a função, vai voltar aos cargos de origens”, disse.

Carlos Alberto afirmou que os policiais hoje cedidos para diferentes poderes serão reavaliados para reforçar a segurança do Estado, uma das promessas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “Se não for estritamente necessário onde estão, voltar para fazer a segurança”, pontuou. Isto porque o tucano está formando mais militares, mas mesmo assim não tem o número suficiente.

Na terça-feira (2), a SAD iniciou o recadastramento dos servidores para formar um banco de dados. Os funcionários serão divididos por profissão e o sistema vai levar outras informações, tanto número de telefone como o histórico profissional.

O titular da SAD entende que é necessário o governo criar o diálogo com os servidores. “O governo é a maior empresa de Mato Grosso do Sul, tem potencial que não sendo está sendo utilizado porque não está comunicando”, ressaltou.

O secretário contou que já percorreu todos os setores da administração estadual para conhecer a demanda dos servidores e se surpreendeu com o que encontrou. “Muitos estranharam quando eu questionava a opinião sobre o sistema. Eles não estavam acostumados, mas eu percorri todos os setores e estou finalizando a planilha. Precisamos de servidores motivados”, completou.

Aposentadoria – Carlos Alberto disse que está preparando um planejamento para a defasagem de aposentadorias. A reposição, segundo o secretário, deverá ser feita com a realização de concursos públicos. “Vamos fazer um planejamento de concurso para repor”, resumiu.

O secretário aposta num levantamento a partir do recadastramento dos servidores. Apesar disso, Carlos Alberto demonstrou conhecimento da idade média do quadro de servidores estaduais. “O Estado vai completar 37 anos e numa houve um planejamento e o funcionalismo está envelhecendo”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias