ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 16º

Política

Hélio Peluffo visita obras da Rota Bioceânica em Porto Murtinho

Projeto é prioridade no Governo do Estado diante do estreitamento de laços com mercados asiáticos

Jackeline Oliveira | 20/05/2023 11:38
Secretário Hélio Peluffo visitando obras da Rota Bioceânica (Foto: Chico Ribeiro)
Secretário Hélio Peluffo visitando obras da Rota Bioceânica (Foto: Chico Ribeiro)

Seguindo orientações do governador Eduardo Riedel (PSDB), Hélio Peluffo, secretário da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística) esteve  na ultima sexta-feira (19) visitando as obras da ponte sobre o rio Paraguai, que irá conectar as cidades de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Alto Paraguay.

“Como diz o governador Eduardo Riedel: ‘visite as obras para que você resolva in loco os problemas’. Aqui colhemos reivindicações e há algumas necessidades de intervenção do Estado, como melhorar o acesso provisório, para que os insumos brasileiros cheguem até a obra, e também levar uma rede de energia trifásica até o canteiro, pois eles estão girando concreto com geradores de energia”, explicou Peluffo

As obram fazem parte da estrutura da Rota Bioceânica, projeto que surgiu com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre o Atlântico e o Pacífico, impulsionando o desenvolvimento econômico e a integração regional.

Obras da ponte sobre o rio Paraguai (Foto: Chico Ribeiro)
Obras da ponte sobre o rio Paraguai (Foto: Chico Ribeiro)

A construção da ponte já conta com 20% da obra executada, com previsão de conclusão para 2025, de acordo com o engenheiro Paulo Leitão, do Consórcio Binacional PYBRA, responsável pelas obras.

Engenheiros e demais trabalhadores estão unindo esforços para tornar a ponte uma realidade. Ao todo, 480 operários atuam nos dois pontos da obra, que tem a fundação concluída do lado paraguaio, onde estão em construção 13 pilares. Em terras brasileiras, a fundação está com 70% de conclusão e a equipe já instala os blocos de 15 pilares.

A ponte está sendo construída com tecnologia de ponta, seguindo rigorosos padrões de segurança e durabilidade. “São fundações de 48 metros de profundidade, com equipamentos da Itália e da Espanha. O projeto é italiano e profissionais de várias nacionalidades estão unidos, com apoio político e técnico, em um trabalho de equipe”, destacou o engenheiro Paulo.

O prefeito de Porto Murtinho Nelson Cintra (PSDB) e o deputado estadual, Paulo Corrêa (PSDB) também estiveram visitando o canteiro de obras e pontuaram que a Rota Bioceânica é prioridade no Governo do Estado e que a administração estadual não mede esforços para que o projeto seja concluído.

A Rota

O traçado total do corredor rodoviário bioceânico tem 2.254 quilômetros e percorrerá os países envolvidos: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, diminuindo em até duas semanas o tempo de viagem das exportações do Centro-Oeste do Brasil até a China e Japão.

As fronteiras passarão de atuais entraves para pontes, construindo uma nova realidade econômica e social entre os países. Além de estabelecer o comércio de importação e exportação, há ainda a oportunidade de explorar o turismo destas regiões. Para isso, a ponte internacional com extensão de 1.300 metros no modelo estaiada é peça fundamental. Obra é tocada com 93 milhões de dólares – recursos investidos pela Itaipu Binacional Paraguai.

Nos siga no Google Notícias