ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Hospitais podem ser obrigados a divulgar lista de espera de cirurgias

Leonardo Rocha | 12/12/2016 12:59
Projeto de autoria de Antonieta Amorim, está em tramitação na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto de autoria de Antonieta Amorim, está em tramitação na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Os hospitais públicos e privados do Estado, que recebem recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), podem ser obrigados a divulgar na internet, a lista de espera de pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas. É o que defende o projeto da deputada Antonieta Amorim (PMDB), que está em tramitação na Assembleia.

A intenção é que seja dada a devida transparência a este processo, já que existe muita reclamação dos pacientes, que ficam anos na fila a espera da cirurgia.

"O acesso a informação periodicamente atualizada é um mecanismo de controle eficiente, garantindo o direito do paciente de ser efetivamente atendido”, justifica a autora.

A proposta prevê que estas unidades de saúde devem divulgar as listas em seus sites oficiais, dispondo ainda de informações complementares, como a data que o paciente entrou na fila (espera), a posição ocupada e a especialidade médica, no qual necessita de cirurgia.

A matéria está em tramitação nas comissões permanentes da Assembleia, para depois ser avaliada em plenário, pelos deputados estaduais. Caso seja aprovada, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias