ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Isenção do ICMS passa, mas governo tem questionamentos em mudança de lei

Três deputados foram contra a constitucionalidade do texto que altera atuação das organizações sociais

Gabriela Couto | 16/09/2021 12:55
Em sessão híbrida, deputados votaram em primeira discussão, os projetos do Executivo, nesta quinta-feira. (Foto: Wagner Guimarães)
Em sessão híbrida, deputados votaram em primeira discussão, os projetos do Executivo, nesta quinta-feira. (Foto: Wagner Guimarães)

Seguem para segunda votação, com previsão para próxima semana, os três projetos apresentados pelo governo do Estado na última terça-feira (14). Por unanimidade, o texto da isenção do ICMS da tarifa de escassez hídrica e do programa MS Alfabetiza foram aprovados.

Mas o Executivo pode enfrentar dificuldades para o Projeto de Lei 262/2021, que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.698, de 20 de julho de 2015, que regulamenta os requisitos de que trata o artigo 8º da Lei 4.640, de 24 de dezembro de 2014. Entre as mudanças, estão os limites de gastos com a remuneração dos membros de diretoria de organizações sociais e à inserção de previsão de execução de despesas.

Nesta quinta-feira (16), três deputados foram contra o projeto: Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT) e Renan Contar (PSL). Outros 15 parlamentares aprovaram a proposta, mas alguns fizeram ressalvas e disseram que vão discutir o mérito do projeto.

Contar, inclusive, disse que vai propor emenda ao texto, o que pode atrasar a tramitação do projeto. “Está propondo que seja alterado de modo que os responsáveis da gestão, ao tomarem conhecimento de irregularidades, despachem ao secretário do contrato. Isso é absurdo, porque tira de nós o trabalho de fiscalizar e dá brecha para possíveis corrupções. Vou propor emendas”.

Já Kemp, destacou que a proposta que pretende garantir a transferência da gestão dos hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas para organizações sociais pode resultar em novas operações da Polícia Federal, como a que ocorreu no Hospital Regional de Ponta Porã.

“Estou em discordância a política de serviços públicos essenciais, como os serviços da área da saúde que já tivemos uma experiencia desastrosa com o Hospital Regional de Ponta Porã, com o Instituto Gerir, com a suspeita de corrupção. Há uma tendência hoje no Brasil, para fazer essas transferências de hospitais públicos para essas organizações sociais, várias delas estão envolvidas com irregularidades e desvios de recurso”, alegou o petista.

Nos siga no Google Notícias