ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Juiz eleitoral pede inquérito para investigar fundação do PSD

Fabiano Arruda | 14/06/2011 12:27

O juiz Manoel Donisete de Souza, de Santa Catarina, pediu ontem abertura de inquérito policial para investigar irregularidades nas assinaturas apresentadas para fundação do PSD.

Em Santa Catarina, o governador Raimundo Colombo anunciou filiação à sigla, que está sendo criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Segundo despacho assinado, foram identificadas "inúmeras irregularidades" nas listas entregues por responsáveis pelo novo partido.

“Por conta disso, requereu o Ministério Público Eleitoral a retenção das listas dos municípios supra (originais) e a requisição de Inquérito à Polícia Federal, para fins de apuração de eventuais ilícitos de natureza criminal eleitoral”, diz o despacho do magistrado.

Em seguida, esclarece a punição para o crime: “Com efeito, os fatos noticiados pelo Chefe do Cartório Eleitoral podem, em tese, configurar o crime previsto no art. 350 do Código Eleitoral, apenado com reclusão de 01 (um) a 05 (cinco) anos, além de multa. Disso resulta que os fatos estão sim a merecer apuração aprofundada, sendo o Inquérito Policial o instrumento adequado a esse desiderato”.

Apesar de ter anunciado que a filiação de mais de 30 deputados federais, dois senadores, dois governadores e seis vice-governadores, o PSD precisa cumprir requisitos jurídicos para ter validade nas eleições de 2012.

Entre as determinações da Justiça Eleitoral, é preciso que 0,1% de eleitorais, em pelo menos, nove Estados tenham assinado a lista de fundação do partido. No documento registrado em Brasília, o nome de um deputado do Rio Grande do Norte apareceria duas vezes.

Em Mato Grosso do Sul, a liderança do PSD é o empresário Antônio João Hugo Rodrigues.

Ainda em processo de formação, a sigla já definiu os nomes que vão compor a Comissão Provisória Estadual no Estado e já conta até com sede em funcionamento na Capital (rua João Pedro de Souza, 1178).

O partido terá Adilson Trindade como vice-presidente e João Carlos da Silva como secretário-geral em Mato Grosso do Sul.

Em todo País, o PSD tem atraído políticos do DEM, PSDB e PPS. O novo partido deve ser fundado até setembro. (Com informações do portal IG)

Nos siga no Google Notícias