ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Juiz manda retirar publicação por "fake news" na pré-campanha em Costa Rica

Publicação mostrava candidatos empatados na cidade, mas não tinha pesquisa para comprovar dados

Leonardo Rocha | 22/09/2020 13:00
Entrada do Cartório Eleitoral na cidade de Costa Rica (Foto: MS Todo Dia)
Entrada do Cartório Eleitoral na cidade de Costa Rica (Foto: MS Todo Dia)

O juiz eleitoral, Francisco Soliman, mandou retirar uma publicação no Facebook, pela prática de “fake news” na pré-campanha da cidade de Costa Rica, que fica 398 km de Campo Grande. É a primeira decisão por notícia falsa nas eleições municipais, em Mato Grosso do Sul.

O caso se trata de um página no Facebook, que tem o título “Eleições 2020 – Empate em Costa Rica”, que passa a informação aos leitores  que os pré-candidatos a prefeito, Leandro Bortolazzi (MDB) e Cléverson Alves do Santros (PP), estariam empatados na disputa eleitoral.

Ocorre que a publicação não é baseada em pesquisas (eleitorais) e nem tem dados que comprovam esta intenção de votos. Por esta razão foi definida como “fake news” pela Justiça Eleitoral, que cita que o único levantamento oficial feito sobre a eleição, foi publicado em abril e mostra cenário diferente, tendo Leandro 75,41%, e Cleverson 24,59%.

“Implica em prática de desinformação, em benefício dos pré-candidatos aos cargos de prefeito Cléverson Alves (PP). Sendo uma tentativa de conferir aparência a uma pesquisa eleitoral inexistente e, com isso, confundir os eleitores e induzi-los em erro”, diz o magistrado.

Ele determinou, por meio de liminar, a retirada do conteúdo da página de quatro pessoas e ainda deu o prazo de 24 horas, para que o Facebook remova as publicações destes usuários. A ação foi impetrada pela coligação do candidato Leandro Bertolazzi (MDB), que se sentiu prejudicada com as publicações.

O magistrado ainda citou que as pesquisas eleitorais possuem regras e devem ser registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).  “A desinformação tem o propósito de confundir ou induzir ao erro. Trata-se de prática perniciosa e que, infelizmente, tornou-se corriqueira no mundo atual”, completou Soliman.

Nos siga no Google Notícias