A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 16 de Agosto de 2017

04/08/2016 20:00

Juiz orienta candidatos a não transformarem convenções em comícios

Na medida do possível, só filiados devem participar de encontros, recomenda magistrado

Anahi Zurutuza

Depois que o chefe do cartório eleitoral, Israel Lins Almeida, enviou comunicado aos candidatos a prefeito de Ribas do Rio Pardo e partidos que marcaram para amanhã suas convenções informando que a participação de não-filiados nas convenções pode caracterizar propaganda eleitoral antecipada, representantes das legendas foram à Justiça e juiz deu despacho orientando que encontros não se transformem em comícios.

Para amanhã (5), estão marcadas 16 convenções em Ribas do Rio Pardo – PSB, Pros, Solidariedade, PR, PSC, PMDB, PTdoB, PHS e PEN.

De acordo com o juiz, Idail de Toni Filho, emitiu parecer esclarecendo que não há proibição, mas “na medida do possível, a participação nas convenções deve manter-se filiada aos filiados, pois eles são os únicos legitimados a tomar decisões nesse momento do processo eleitoral”.

Ele continua: “a presença de não-filiados, por si só, não caracteriza infração a lei eleitoral”. Mas, em outras palavras, ele informou que os partidos estão sujeitos a fiscalizações e exageros denunciados serão apurados e pode haver punição.

O PMDB esperava 1 mil pessoas para o encontro marcado para às 18h de amanhã. Mas, desconvidou os não-filiados. “A gente vai estar de portas abertas, mas não estamos convidando ninguém mais”, explicou Paulo César Lima Silveira, o Paulo Tucura, pré-candidato a prefeito na cidade.

Já o pré-candidato pelo PEN, João Pegolo, afirma que não terá problemas porque o partido já havia convidado só os filiados. “A nossa convenção será amanhã, às 19h”.

Matéria editada para correção de informação.

 

Justiça determina fim da comissão de cassação a prefeito de Ribas do Rio Pardo
Foi determinado pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio de decisão do desembargador Vilson Bertelli, o fim da comissão proces...
Câmara de Ribas do Rio Pardo abre comissão processante contra prefeito
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo aprovou na noite desta terça-feira (5) a abertura de comissão processante contra o prefeito José Domingues R...
Gaeco prende em Ribas do Rio Pardo fiscal de SP alvo da Operação Zinabre
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e a Polícia Militar cumpriram agora pela manhã, a prisão do fiscal de rendas do ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions