ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça Eleitoral impede divulgação de pesquisa com indícios de fraude

Nyelder Rodrigues | 06/09/2016 20:34

Decisão do juiz eleitoral José Henrique Neiva de Carvalho e Silva impugnou mais uma pesquisa realizada pelo Instituto Valle Pesquisas. Desta vez, a representação foi impetrada pela coligação Juntos por Campo Grande, que tem Rose Modesto (PSDB) como candidata a prefeita. Entre os motivos para isso, estão indícios de fraude.

No pedido, a coligação encabeçada pelos tucanos afirma que a pesquisa não preenche os requisitos legais por não constar nota fiscal, indicação da fonte pública dos dados utilizados, além de conter irregularidade no número de entrevistados e custo dos serviços prestados, havendo indícios de fraude.

O juiz acatou o pedido com os argumentos levantados, fazendo com que a divulgação da pesquisa seja impedida até que sejam esclarecidos os pontos questionados. O magistrado ainda estabeleceu multa de R$ 5 mil por dia caso haja descumprimento da decisão, que foi proferida nesta terça-feira (6).

Na decisão, o Carvalho e Silva destacou também que o MP (Ministério Público) Eleitoral se posicionou em caso semelhante a este e que tramita no mesmo juízo, sendo também o Instituto Valle Pesquisas o alvo.

Neste caso, também foi constatado que não foi indicado fonte pública dos dados e contradição nos valores dos custos da pesquisa, além de indicar estranheza no número de entrevistados, que se repetiu.

Em ação impetrada pelo PSC, do candidato a prefeito Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David, questionou os critérios de uma pesquisa realizada pela Valle, e conseguiu acesso aos documentos da mesma, além de posteriormente conseguir também o impedimento da divulgação da mesma.

Nos siga no Google Notícias