ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Lei garante merenda diferente para alunos intolerantes à lactose

Também são incluídos neste grupo os estudantes que têm doença celíaca em MS

Leonardo Rocha | 28/06/2018 08:23
Lei trata da merenda dos estudantes da rede pública (Foto: Divulgação - SED)
Lei trata da merenda dos estudantes da rede pública (Foto: Divulgação - SED)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que prevê merenda diferenciada a alunos com intolerância à lactose, assim como quem tem doença celíaca, que se trata de uma reação imunológica a produtos com “glúten”, que gera inflamação grave no intestino.

A proposta de autoria de Paulo Siufi (MDB) é direcionada para rede pública de ensino, incluindo estes novos grupos em uma legislação que já prevê merenda diferenciada a estudantes que têm diabetes. A justificativa é que a alimentação oferecida nas escolas não pode prejudicar a saúde dos estudantes, tendo eles uma dieta adequada.

O autor lembra que não existe cura para pessoas que têm intolerância à lactose e a doença celíaca. A única forma de se livrar dos transtornos intestinais e evitar as complicações, por meio da alimentação. A matéria foi aprovada por unanimidade na Assembleia e agora teve a sanção do governo estadual.

A doença celíaca é uma reação imunológica ao "glúten" que causa uma inflamação grave no intestino e que pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Já as pessoas intolerantes à lactose tem incapacidade do corpo em digerir este tipo de açúcar, que é encontrado no leite e em outros produtos derivados.

Nos siga no Google Notícias