ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Marquinhos deve assumir com dívida 'bem expressiva', diz futuro secretário

Expectativa é de Pedrossian Neto, futuro secretário municipal de Finanças

Richelieu de Carlo | 27/12/2016 14:17
Pedrossian Neto, que assumirá pasta de Finanças da Prefeitura (Foto: Fernando Antunes / Arquivo)
Pedrossian Neto, que assumirá pasta de Finanças da Prefeitura (Foto: Fernando Antunes / Arquivo)
Alcides Bernal: mandato termina no dia 31 de dezembro. (Foto: Fernando Antunes)
Alcides Bernal: mandato termina no dia 31 de dezembro. (Foto: Fernando Antunes)

O prefeito Alcides Bernal (PP) deve encerrar seu mandato sem dinheiro em caixa suficiente para pagar todas as dívidas pendentes da atual gestão. “Provavelmente não vai deixar”, afirma o economista Pedro Pedrossian Neto, futuro secretário de Finanças de Marquinhos Trad (PSD), em entrevista ao Campo Grande News na manhã desta terça-feira (27).

De acordo com Pedrossian, que lidera a equipe de transição do próximo prefeito, “Bernal e sua equipe estão cientes desta situação”. Além disso, estão trabalhando em tempo integral para resolver a pendência. Informação confirmada por Disney Fernandes, atual chefe da pasta de Finanças.

“Estamos trabalhando até tarde para fecharmos o balanço financeiro para entregar no dia 1º de janeiro, como manda o TCE (Tribunal de Contas do Estado). Tudo o que pudemos passar para a transição nós passamos de forma mais transparente possível”, relatou Disney à reportagem na manhã de hoje.

Conhecidas como “restos a pagar”, as despesas executadas, mas não pagas até 31 de dezembro pela gestão do atual prefeito de Campo Grande, são as principais questões pendentes para a finalização do balanço, segundo Pedrossian Neto.

“Eles devem estar analisando os restos a pagar não processados, ou seja, as despesas de serviços que foram empenhados, mas não foram realizados. Estes devem ser cancelados. O que deve ficar para ser pago são as despesas liquidadas, que são serviços que foram realizados, mas não foram pagos”, explica Pedrossian Neto.

O líder da equipe de transição de Trad não sabe exatamente quanto ficará pendente para ser pago, mas já declarou que é “bem expressivo”. Caso o próximo prefeito assuma o posto sem dinheiro em caixa para cobrir todas as despesas do “restos a pagar”, configura uma situação ilegal.

“A Lei de Responsabilidade Fiscal impõe que você não pode deixar despesa sem dinheiro em caixa. E provavelmente não vão deixar”, relatou Pedro Pedrossian. “Se essa situação se concretizar, Bernal pode ter de responder ao TCE, mas não queremos entrar nessa questão”, complementou.

A alternativa para resolver estas pendências, segundo o futuro secretário de Finanças, vai ser renegociar as dívidas com os credores. “A partir de 1º de janeiro, vamos olhar o restos a pagar, ver o que pode ser renegociado e buscar uma solução para não haver descontinuidade dos serviços públicos essenciais”.

Nos siga no Google Notícias