ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Marun vai ao RN debater programa de habitação do governo

Redação | 06/04/2009 12:52

O secretário de Habitação de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun, marcou audiência para esta segunda-feira com o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator da MP nº 459/09, que instituiu o programa de habitação do governo.

O objetivo desse encontro é apresentar o resultado da reunião que aconteceu entre os poderes públicos estaduais e municipais promovida pelo FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano), em parceria com a Associação Brasileira de Cohab's (ABC), no último dia 31, em São Paulo.

Presidente do FNSHDU, Marun afirma que o plano "Minha Casa, Minha Vida", lançado pelo governo Federal, é um marco histórico, porém necessita de alguns ajustes para que os municípios com menos de 100 mil habitantes sejam contemplados.

Marun quer mostrar os resultados positivos que se têm alcançado com o investimento em habitação em todo o território nacional e os possíveis problemas que ocorrerão devido à exclusão dos municípios com menos de 100 mil habitantes.

Posteriormente, Henrique Eduardo Alves debaterá o assunto com a ministra Dilma Roussef (Casa Civil).

"Um dos problemas que pode ocorrer é a migração da população dessas pequenas cidades para as que serão beneficiadas com o programa. Seria transferência do déficit habitacional", observou Marun.

Outro ponto questionado por Marun é a diversificação na operacionalidade do programa, pois só a Caixa Econômica está como agente financeiro do plano habitacional.

"A Caixa já é responsável por vários programas do governo federal, o acúmulo de mais esse plano deixaria a operacionalidade do programa muito morosa. Estamos sugerindo que seja mais de um agente financeiro responsável pela execução do Programa Minha Casa, Minha Vida", enfatizou Marun.

O deputado Henrique Eduardo Alves também quer evitar que apenas cidades com mais de 100 mil habitantes sejam priorizadas com unidades habitacionais.

Para ele, os municípios que melhor se estruturarem para o programa devem ser contemplados. O relator vai se reunir amanhã com Dilma Rousseff, coordenadora do programa, para discutir as propostas.

"O que vou discutir é uma possível limitação que haveria apenas para o atendimento a municípios com mais de 100 mil habitantes, deixando de fora milhares de municípios brasileiros que têm também carência habitacional", afirmou o deputado.

Nos siga no Google Notícias