ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Montando o “time”, André já faz escalações para a disputa de 2014

Zemil Rocha | 18/05/2013 16:12
André citou esta semana nomes de Herculano e Nilene para 2014 (Foto: Rodrigo Pazinoto)
André citou esta semana nomes de Herculano e Nilene para 2014 (Foto: Rodrigo Pazinoto)

O governador André Puccinelli já está preparando seu “time” para as eleições do ano que vem. O principal líder do PMDB no Estado está trabalhando nomes e incentivando pré-candidaturas, inclusive levando-os a tira-colo em suas andanças. Além de ter trazido para a intimidade do governo os dois pré-candidatos da chapa majoritária peemedebista Nelsinho Trad e Simone Tebet, nomeando-os secretários de Governo e de Articulação com os Municípios, respectivamente, André já está costurando uma lista dos que contarão com suas benções para a disputa das vagas parlamentares.

De olho no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado, as chamadas “vagas proporcionais”, Puccinelli vem fazendo suas escalações para a disputa de 2014. Nomes dos seus “preferidos” têm sido citados, inclusive nesta semana, quando, numa escola, ele revelou seu apoio a dois de seus secretários, Nilene Badeca (Educação) para deputada federal e Herculano Borges (Juventude) para deputado estadual, a primeira do PMDB e a segunda do PSC.

A espontânea declaração de apoio a Nilene e Herculano foi num clima de descontração, quando André estava cercado por várias crianças. Soletrando, o governador anunciava: “Her-cu-la-no é estadual e Ni-le-ne é federal”.
Em outras situações, Puccinelli já declarara sua simpatia para que o deputado estadual Márcio Fernandes (PT do B) prossiga a carreira parlamentar, já tendo o chamado carinhosamente de “netinho” por várias vezes. Fernandes faz por merecer, pois sabe tudo sobre o governador André Puccinelli, até mesmo sua agenda.

Há também a intenção de incentiva a candidatura de Tereza Cristina Corrêa da Costa, atual secretária a estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, para disputar vaga legislativa na eleição de 2014.

Cumprindo um papel importante para o PMDB na Capital, em razão do contra-ponto que faz ao prefeito Alcides Bernal (PP), o presidente da Câmara de Campo Grande, Mario Cesar, também poderá ser incentivado a concorrer a deputado estadual na chapa proporcional da legenda.

O presidente regional do PMDB, deputado estadual Oswaldo Mochi Junior, considera natural que o governador exerça esse papel de catalizador e ajude a definir candidaturas para as eleições de 2014. “O governador como liderança que é, independentemente de ser candidato a senador ou não, é o grande articulador, o artífice, e tem condições de alanvancar as chapas proporcionais”, declarou o parlamentar. “Nós do PMDB, sendo ele candidato ou não, o queremos inserido no processo para que o PMDB tenha bom desempenho em 2014”, acrescentou.

Nos siga no Google Notícias