ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Núcleo de combate aos crimes de fronteira será inaugurado na próxima semana

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 02/12/2016 14:02
Fórum reuniu deputados, secretários estaduais e o secretário nacional de Segurança Pública (Foto: João Garrigó / Sejusp)
Fórum reuniu deputados, secretários estaduais e o secretário nacional de Segurança Pública (Foto: João Garrigó / Sejusp)

O núcleo de inteligência para combate aos crimes nas regiões de fronteira começará a funcionar em Campo Grande na próxima semana, entre os dias 8 e 9 de dezembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2) pelo secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, na Assembleia Legislativa.

Ele participou de uma audiência pública sobre o assunto organizada pelos deputados estaduais Junior Mochi (PMDB) e Coronel David (PSC), que também contou com a participação do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e do deputado federal Carlos Marum (PMDB).

A central funcionará na mansão luxuosa onde vivia o traficante Odir Fernando dos Santos Corrêa, preso durante a operação Nevada, localizada no Chácara Cachoeira. A equipe será composta por dez policiais militares, dez policiais civis, dez policiais federais e seis policiais rodoviários federais, totalizando 36 pessoas.

Bases semelhantes devem ser instaladas no Paraná, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, todas bancados pela União. “Esse grupo [da Capital] terá um trabalho integrado com os outros estados que terão essas unidades”, explicou Perioli.

O objetivo, conforme anunciado anteriormente pelo secretário José Carlos Barbosa, é monitorar quadrilhas que agem nas cidades vizinhas ao Paraguai e Bolívia, montando ações para desarticulá-las e evitar a entrada de entorpecentes no país.

Para ajudar, acrescentou Perioli, o Governo Federal irá reforçar a Força Nacional. “Isso está incluído no Plano Nacional de Segurança que está sendo produzido. Um dos temas é fronteira, uma preocupação particular do ministro da Justiça, Alexandre de Morais”, disse o secretário.

Cobrança – Os parlamentares voltaram a cobrar do Governo Federal, aproveitando a presença de Perioli no evento, a criação de um fundo nacional de segurança pública que ajude os estados a custear a manutenção de presos nos sistemas penitenciários locais.

Segundo Barbosa, Mato Grosso do Sul tem 6.282 ´presos por tráfico internacional de drogas, que em tese deveriam ser custodiados pela União. Cada um deles custa R$ 1,7 mil por mês aos cofres públicos.

O Governo Federal gasta R$ 3,9 mil por detento em cada unidade que a ele pertence e, na avaliação do secretário estadual, tem condições de auxiliar os estados. Uma carta foi elaborada durante a audiência pública para ser entregue ao presidente Michel Temer (PMDB) cobrando a criação desse caixa.

Aproveitando a presença de Marum, foi solicitada mudança nas leis penais de forma que os recursos de bens do tráfico bloqueados pela Justiça, sejam divididos com a corporação responsável pela apreensão, seja Polícia Civil ou Militar.

Nos siga no Google Notícias