ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Para reduzir gastos com funcionalismo, governo publica regras do PDV

O governo vai divulgar, a cada exercício e conforme o interesse público, os períodos de abertura do programa e critérios de adesão

Aline dos Santos | 16/04/2019 08:19
Governo de MS publicou nesta teça-feira a lei que institui o Programa de Desligamento Voluntário. (Foto: Paulo Francis)
Governo de MS publicou nesta teça-feira a lei que institui o Programa de Desligamento Voluntário. (Foto: Paulo Francis)

Uma das medidas do governo estadual para reduzir os gastos com pessoal, o PDV (Programa de Desligamento Voluntário) foi sancionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A lei que institui o programa foi publicada nesta terça-feira (dia 16) no Diário Oficial do Estado. A folha de pagamento do funcionalismo público estadual gira em R$ 452,8 milhões. São 75 mil servidores entre ativos e inativos, sendo 50 mil efetivos. 

O PDV é destinado ao servidor público civil efetivo. A medida não inclui os comissionados. De acordo com a Lei 5.331, o governo vai divulgar, a cada exercício e conforme o interesse público, os períodos de abertura do programa e critérios de adesão. O documento irá detalhar os órgãos, carreiras, cargos e funções dos servidores que poderão participar do programa.

O pedido de adesão será feito pelo servidor e encaminhado à SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), com prazo de 45 dias úteis para análise e decisão.
Conforme já divulgado pelo governo, terá preferência os servidores com até dez anos de serviço, em licença para tratar de assuntos de interesse particular e que não possuir direito à licença-prêmio.

Ficam de fora do PDV, por exemplo, servidores em estágio probatório; que tenham cumprido todos os requisitos constitucionais e legais para a aposentadoria; e que tenham se aposentado em cargo público e reingressado em cargo público inacumulável.

Incentivos – Conforme o texto, mantém-se o parcelamento equivalente ao tempo de trabalho, acrescido de bônus de 30%. Assim, se o servidor exerceu a função por dez anos, receberá a indenização em 13 parcelas.

O valor será descontado do imposto patronal e do recurso da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores Públicos) ou Unisaúde (Caixa de Assistência ao Servidor Público) durante doze meses, período após a saída que o servidor terá direito a usufruir do sistema de saúde.

Ao servidor que aderir ao programa serão indenizadas as férias e a gratificação natalina, ainda que proporcionais, e a licença prêmio não gozada. As parcelas da indenização serão corrigidas pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O participante do PDV ficará impedido de exercer cargo em comissão, pelo período de dois anos, contados da publicação do ato de exoneração. A legislação publicada hoje revogou leis de 1997 e 2000.

Nos siga no Google Notícias