ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prefeito ameaça substituir Instituto Mirim se atual comando não renunciar

Edivaldo Bitencourt e Kleber Clajus | 03/12/2014 11:20
Olarte pretende reassumir o comando do Instituto Mirim (Foto: Kleber Clajus)
Olarte pretende reassumir o comando do Instituto Mirim (Foto: Kleber Clajus)

A Prefeitura de Campo Grande estuda, pela primeira vez em 30 anos, substituir o Instituto Mirim na formação e capacitação profissional de adolescentes. Se a atual diretoria não renunciar ao comando do órgão, o prefeito Gilmar Olarte (PP) pretende substituí-la por uma outra instituição.

O objetivo é garantir a indicação da primeira-dama e presidente de honra do FAC (Fundo de Atendimento à Comunidade), Andréia Olarte, para o comando do instituto. Ela quer manter a tradição das primeiras-damas, que se repetiu nas últimas gestões com Miriam Gonçalves, de Alcides Bernal (PP), e Maria Antonieta Amorin, na gestão de Nelsinho Trad (PMDB).

No entanto, houve mudança no estatuto em 2009 e em 2013, que desvinculam o Instituto Mirim da Prefeitura de Campo Grande. Segundo auditoria da prefeitura, há diversas irregularidades e não há prestação de contas. O município repassa, por mês, de R$ 300 mil a R$ 500 mil ao Instituto Mirim.

Andréia Olarte contou que a prefeitura tem três instituições definidas para assumir a função do Instituto Mirim, que capacita mil adolescentes por ano. Uma das instituições é a Seleta, que já trabalha com a formação de adolescentes.

Olarte disse que, legalmente, não pode fazer ações nem repassar recursos para o órgão que não tem convênio com o município. Em nota, ontem, o Instituto Mirim informou que não recebe recursos do município desde março deste ano.
“Nenhuma criança será abandonada pela prefeitura, o que precisamos é restabelecer a ordem”, destacou o prefeito.

Ele acusa o antecessor, Alcides Bernal, de ter mudado o estatuto e nomeado os atuais dirigentes do Instituto Mirim. Em nota, ontem, o ex-prefeito negou a denúncia.

Andréia confirmou, hoje, que pretende assumir o comando do Instituto Mirim. O prefeito destacou que o objetivo é, inclusive com ação na Justiça, trazer o Instituto Mirim para o comando da prefeitura.

Nos siga no Google Notícias