ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente do STF manda prender deputado do PT

Josemil Arruda | 06/01/2014 18:20
Deputado João Paulo Cunha foi condenado a seis anos no regime semiaberto (Foto: arquivo)
Deputado João Paulo Cunha foi condenado a seis anos no regime semiaberto (Foto: arquivo)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, determinou a prisão do deputado federal João Paulo Cunha, ex-presidente da Câmara Federal. Barbosa ordenou a certificação do trânsito em julgado e o início da execução da condenação imposta ao parlamentar pela prática dos crimes de corrupção passiva e peculato, no julgamento da Ação Penal (AP) 470. Na mesma decisão, o ministro mandou arquivar embargos infringentes interpostos pela defesa de Cunha.

No recurso, interposto dia 2 de dezembro do ano passado, João Paulo Cunha pretendia o reexame, pelo Plenário, da condenação pelos crimes de corrupção passiva e de peculato relativo à contratação da empresa SMP&B, na qual houve apenas dois votos divergentes pela absolvição.

Ao rejeitar os embargos infringentes, o ministro Joaquim Barbosa ressaltou que o STF, ao examinar situação semelhante em relação ao ex-deputado Pedro Corrêa, corréu na AP 470, considerou incabível esse tipo de recurso no caso de não haver pelo menos quatro votos pela absolvição.

Joaquim Barbosa salientou a importância de não se dar guarida a manobras protelatórias. Segundo ele, o Supremo tem decidido que a utilização abusiva do direito de recorrer, “com o intuito manifesto de impedir o trânsito em julgado da condenação”, tem como consequência a execução imediata do julgado.

Registrou, ainda, que o acórdão dos segundos embargos de declaração apresentados por João Paulo Cunha, acolhidos pelo Plenário apenas para a correção de erro material quanto à obrigação de ressarcimento de danos para fins de progressão de regime, transitou em julgado em 9/12/2013.

Pena de seis anos – João Paulo Cunha terá de cumprir pena de seis anos e quatro meses, em regime semiaberto, por corrupção passiva e peculato. Dentre os 25 condenados no processo que ficou conhecido como “mensalão”, o deputado petista será o 22º a começar a cumprir pena.

Outra punição acessória poderá ser decretada pela via política, com a perda do mandato. A decisão do STF será enviada à Câmara dos Deputados, como aconteceu nos outros casos de parlamentares condenados no processo do mensalão. Os outros deputados que tinham mandato renunciaram ao posto depois que receberam a ordem de prisão.

Nos siga no Google Notícias