ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto obriga escolas a dispor de profissional para teste de glicemia

Intenção é dar a devida atenção para alunos com diabetes

Leonardo Rocha | 24/09/2017 13:43
Deputado Felipe Orro apresentou projeto na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Felipe Orro apresentou projeto na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto do deputado Felipe Orro (PSDB) obriga escolas de ensino infantil e fundamental, a dispor de um profissional treinado para fazer testes de glicemia capilar, para administrar e aplicar insulina. A intenção é dar o devida atenção para as crianças e adolescentes portadores de diabetes, em Mato Grosso do Sul.

“As crianças passam boa parte do dia nas escolas e a falta de medicação adequada durante este período pode gerar consequências sérias a curto e a longo prazo para a saúde delas", disse o autor, que ainda alertou que a diabete atinge 16 milhões de brasileiros, segundo a OMC (Organização Mundial de Saúde).

As crianças que precisarem de aplicação de insulina precisam estar com prescrição médica e autorização dos pais, para a realização do procedimento. Se a unidade de ensino não cumprir as medidas, poderá pagar multa de 100 uferms (R$ 2.392,00) se for da iniciativa privada, caso seja da rede pública, terá que cumprir penalidades prevista em estatuto.

O projeto segue para as comissões permanentes da Assembleia, para depois ser apreciado em duas votações no plenário. Se for aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), qie pode vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias