ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Política

Secretário de Educação investigado por corrupção é demitido

Secretário teve a casa alvo de buscas em investigação de fraude em licitações na Prefeitura de Sidrolândia

Por Dayene Paz | 04/04/2024 09:56
Secretário, à esquerda da imagem, e prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo. (Foto: Reprodução das redes sociais)
Secretário, à esquerda da imagem, e prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo. (Foto: Reprodução das redes sociais)

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), demitiu Rafael Soares Rodrigues, que estava à frente da Secretaria Municipal de Educação. Ele teve a casa alvo de buscas no decorrer da Operação Tromper, contra esquema de desvio de milhões com fraudes em licitações da prefeitura. A ação prendeu também o ex-secretário Municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e atual vereador em Campo Grande, Claudinho Serra.

A exoneração de Rafael foi oficializada após publicação no Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Rafael tinha pretensões políticas e lançaria pré-candidatura como vereador pelo PSDB. Nas redes sociais, já havia anunciado um “save the date” para o dia 5 de abril. Não há informações se ele manterá os planos.

Rafael Rodrigues (de camisa amarela) abraça o vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (Foto: Reprodução das redes sociais)
Rafael Rodrigues (de camisa amarela) abraça o vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (Foto: Reprodução das redes sociais)

Entenda - Rafael, o vereador Claudinho Serra e outras seis pessoas foram presas nesta quarta-feira (3) alvos de ação contra fraudes em processos licitatórios. Todos são investigados por crimes de fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica, associação criminosa, sonegação fiscal e peculato.

A investigação apontou que a quadrilha criava empresas ou utilizava de pessoas jurídicas já existentes para participação conjunta nos mesmos processos licitatórios "(...) sem, contudo, apresentarem qualquer tipo de experiência, estrutura e capacidade técnica para a execução dos serviços ou fornecimento dos bens contratados com o ente municipal".

A organização criminosa era composta por dois núcleos. O primeiro chefiado por Claudinho Serra, tendo como integrantes servidores públicos. Já o segundo tinha como líderes Ueverton da Silva Macedo, o "Frescura", e o empresário Ricardo José Rocamora, que mantinham empresas vencedoras de praticamente todas as licitações da prefeitura.

Para o Ministério Público se trata de "(...) duradouro esquema de corrupção incrustado na atividade administrativa do município de Sidrolândia, formado por uma organização criminosa constituída de agentes públicos e privados, destinada à obtenção de vantagens ilícitas decorrentes, principalmente, dos crimes de fraude ao caráter competitivo de inúmeros processos licitatórios e desvio de dinheiro público diante da não prestação ou não entrega do produto contratado".

Inicialmente, a investigação chegou até Ueverton da Silva "(...) exercendo poder/ingerência sobre diversas empresas que atuavam em licitações no Município, em regra empresas de fachada”, diz trecho do processo. Com os materiais apreendidos nas primeiras fases da operação, incluindo quebra de sigilo telemático, o Ministério Público concluiu que Claudinho Serra era o real líder do esquema.

Presos na operação: Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho - Claudinho Serra (mentor dos esquemas); Carmo Name Júnior (assessor direto de Cláudio Serra Filho); Ueverton da Silva Macedo, o Frescura (um dos líderes, alvos da 1ª fase da operação); Ricardo José Rocamora Alves (foragido desde a 1ª fase da Tromper - dava apoio a Frescura e também tinha empresas que venciam licitações); Milton Matheus Paiva Matos (advogado e compactuava com esquema); Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa (diretor/chefe dos setores de licitação e compras); Ana Cláudia Alves Flores (chefe de setor e pregoeira); e Thiago Rodrigues Alves (assessor de Claudinho Serra).

Mandados de busca e apreensão - Luiz Gustavo Justiniano Marcondes; Jacqueline Mendonça Leiria; MP Assessoria e Consultoria e Serviços LTDA; Rafael Soares Rodrigues; Paulo Vítor Famea; Heberton Mendonça da Silva; Roger William Thompson Teixeira de Andrade; Roberta de Souza; Valdemir Santos Monção; Cleiton Nonato Correia; GC Obras de Pavimentação Asfáltica LTDA; Edmilson Rosa; Ar Pavimentação e Sinalização; Fernanda Regina Saltareli; CGS Construtora e Serviços; Izaquel de Souza Diniz (Gabriel Auto Car); Yuri Morais Caetano; Maxilaine Dias de Oliveira (pessoa física); Maxilaine Dias de Oliveira LTDA (pessoa jurídica); e Jânio José Silvério.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias