ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

STF rejeita pedido de anulação do processo de impeachment de Dilma

AGU havia apresentado mandado de segurança; votação do afastamento ocorre hoje

Mayara Bueno | 11/05/2016 12:33

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, negou pedido apresentado pela AGU (Advocacia-Geral da União), que solicitava a suspensão da validade do processo aprovado pela Câmara dos Deputados para abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) por crime de responsabilidade, de acordo com a Agência Brasil.

Com isso, fica mantida sessão do Senado que decide nesta quarta-feira (11) se aceita ou não o processo. Se os senadores aprovarem a admissibilidade, a presidente Dilma será afastada por 180 dias do cargo e vice-presidente Michel Temer (PMDB).

No mandado de segurança, a AGU, que faz a defesa de Dilma, argumentava que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conduziu o processo de impeachment com desvio de finalidade, pois queria se proteger de processo contra ele que tramita no Conselho de Ética da Câmara. De acordo com a AGU, o processo "foi caracterizado pela prática de diversas ilegalidades, que procuravam dar maior celeridade ao processo e cercear a defesa".

Hoje, o Senado analisa o afastamento e votará a partir das 18 horas de Brasília. É necessária a maioria simples, ou seja, metade mais um dos votos a favor, para aprovar, ou contra, rejeitando. Até agora, cinco dos 68 congressistas incritos já utilizaram a tribuna. Os discursos foram divididos dentre os favoráveis e contrários. 

Ambos do PMDB, os senadores Simone Teber e Waldemir Moka vão usar a tribuna nas primeiras horas da tarde. Os dois são a favor do afastamento de Dilma.

Nos siga no Google Notícias