ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Tentativa de acordo com MPE suspende apresentação de parecer sobre emenda

Emenda apresentada pelos deputados busca alterar regras sobre abertura de inquéritos. A pedido da presidência da Casa, Gerson Claro (PP) suspendeu apresentação de parecer

Izabela Sanchez e Leonardo Rocha | 02/04/2019 12:21
Relator do projeto que contém a emenda, Gerson Claro (PP) apresentaria o parecer nesta terça (Foto: Leonardo Rocha)
Relator do projeto que contém a emenda, Gerson Claro (PP) apresentaria o parecer nesta terça (Foto: Leonardo Rocha)

O deputado estadual Gerson Claro (PP) suspendeu a apresentação do parecer sobre a emenda parlamentar que altera as regras sobre a abertura de inquéritos contra deputados estaduais no MPE (Ministério Público Estadual). Parado há duas semanas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o parecer do deputado relator era aguardado para esta terça-feira (2).

O motivo, segundo o deputado, é um pedido do presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), que busca um acordo junto ao MPE. Claro explicou que Corrêa e Londres Machado (PSD) “estão conversando” com o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Passos. “Torço para que haja uma saída negociada”, disse o deputado.

Nesta terça uma reunião entre Paulo Corrêa e Passos está agendada, sem horário e local divulgados. “Eu tinha meu parecer pronto, mas houve essa comunicação para que eu segurasse e não apresentasse, para que as duas instituições possam conversar e busquem um acordo. Não precisa de urgência e pressa porque já tem uma lei vigente que trata do assunto”, comentou, em alusão à lei orgânica que rege o MPE.

O deputado cita que os parlamentares entendem que a lei estabelece que apenas o Procurador-Geral pode abrir inquéritos contra deputados, prefeitos, secretários estaduais e membros do poder judiciário. “É importante a gente explicar que isso é uma questão jurídica, um termo técnico, não uma forma de diminuir o combate a corrupção”, declarou.

“Não estamos impedindo o MPE de investigar e sim definindo quem é responsável por isso”, disse, ao pontuar que o impasse se refere à competência de “juiz natural”, a figura responsável por iniciar uma investigação. Gerson Claro ainda disse que os deputados já se debruçam sobre alternativas à emenda. Entre essas alternativas, figura a proibição de que promotores abram inquéritos, e que apenas procuradores – estes delegados pelo Procurador-Geral -, iniciem as investigações.

Líder do governo na Assembleia, José Carlos Barbosa (DEM) defende que há “confusão” sobre a emenda. “Ela não proíbe investigações”, disse. O deputado afirma que a proposição apenas trata da denúncia, da abertura de inquérito. “O que eu entendo é que na hora de propor teria que ser o Procurador-Geral”, comentou.

Emenda - A proposta apresentada pelos parlamentares integra o Projeto de Lei Complementar 001/2019, que prevê a criação de novos cargos de Promotores de Justiça. A emenda fixa que apenas o Procurador-Geral de Justiça tem atribuições para realizar estes procedimentos e não membros do Ministério Público de primeira instância.

Paulo Passos já se manifestou sobre o assunto, pediu que a proposta seja rejeitada pelos deputados e prometeu adotar medidas judiciais. O Procurador-Geral também defende que a proposição tem “vícios de inconstitucionalidade”, já que não se pode apresentar uma emenda sem relação direta com o projeto apresentado, no caso, para criação de novos cargos de promotor em Amambai, Ponta Porã, Bela Vista, Nova Andradina, Anastácio, Rio Verde.

Nos siga no Google Notícias