A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

03/10/2014 07:55

TRE faz amanhã sorteio das urnas para votação paralela

Aline dos Santos
Auditoria em urnas será realizada no mesmo dia da eleição. (Foto: Marcelo Calazans)Auditoria em urnas será realizada no mesmo dia da eleição. (Foto: Marcelo Calazans)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) realiza amanhã, a partir das 9h, o sorteio das urnas que serão utilizadas na votação paralela. O procedimento é uma forma de auditoria adotada por todos os tribunais.

No Estado, serão sorteadas duas urnas, uma de Campo Grande e outro do interior. Os equipamentos estão com carga de votação oficial e seriam utilizadas nas eleições de domingo. As urnas retiradas do local de votação são substituídas por outras, as quais serão carregadas com os dados oficiais das urnas sorteadas.

A votação paralela acontece no domingo, sendo acompanhada por representantes de partidos políticos, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, além de fiscais que verificam a assinatura digital dos programas e o resumo digital. Em seguida, os participantes, antes de votar na urna eletrônica, revelam aos fiscais em quem votarão e registram sua escolha também em um terminal de apuração independente da urna.

Depois, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no boletim de urna. O objetivo é mostrar que o que foi digitado no teclado da urna corresponde realmente à escolha do eleitor. A urna que virá do interior será trazida a Campo Grande em helicóptero da PRF (Polícia Rodoviária Federal).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions