ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Troca de secretários será feita só após aprovação da reforma na Assembleia

Yarima Mecchi e Leonardo Rocha | 20/02/2017 10:59
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, durante apresentação da reforma administrativa. (Foto: André Bittar)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, durante apresentação da reforma administrativa. (Foto: André Bittar)

A reforma administrativa do Governo do Estado extingue três secretarias, conforme anunciado na manhã desta terça-feira (20), mas o destino de quem comanda as pastas ainda é incerto. De acordo com governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), somente após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa é que será anunciado quem fica no gestão. 

"O governo só decidirá pela saída de secretários ou quem vai ficar a frente das dez pastas, que ficaram com a reforma, depois que a Assembleia Legislativa aprovar o projeto. Por enquanto, nada muda. Todos continuam em suas pastas", relatou Azambuja.

Sérgio de Paula, então secretário da Casa Civil, Maria do Carmo Avesani, responsável pela pasta de Habitação, e Fernando Lamas, de Produção e Agricultura Familiar, terão as pastas extintas. 

O governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), não informou se os secretários serão remanejados ou deixarão o primeiro escalão. Ao todo, são 13 secretarias atualmente e, com a reforma, apenas 10 vão permanecer. Durante o anúncio apenas o responsável pela pasta de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, esteve presente.

Reinaldo ressaltou apenas que vai demitir mil comissionados e que algumas exonerações já ocorreram, mas as demais também dependem dos deputados estaduais e serão feitas de acordo com a nova estrutura. "As exonerações dos comissionados também vão continuar depois que a reforma for aprovada", declarou.

Secretário Sérgio de Paula. (Foto: Arquivo)
Secretário Sérgio de Paula. (Foto: Arquivo)

Articulação - Com relação à saída de Sérgio de Paula, que já vem sendo considerada "quase certa" por fontes do governo, Azambuja declarou que, caso aconteça, será por motivos administrativos.

"Tudo boato e especulação. Se realmente houver a saída do Sérgio ou de outros servidores, será por uma questão administrativa", afirmou.

Indagado sobre a possível saída dos três secretários, o administrador do Estado disse apenas sobre a situação do responsável pela Casa Civil. "Se ele deixar o governo, vai ser para contribuir com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) na articulação política", disse Azambuja.

Ele reafirmou que a reforma foi feita para reduzir custos e fazer uma nova organização
administrativa e não deve interferir em assuntos políticos. "A questão política só deve entrar em pauta depois do carnaval de 2018".

Como fica - Com a reforma a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) absorveu a Habitação. Enquanto a articulação política fica com secretaria de Governo e Gestão Estratégica.

A Sepaf (Secretaria de Produção e Agricultura Familiar) teve fusão com a Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico). A junção deu origem à Semagro (Secretaria de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar).

Nos siga no Google Notícias