ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Valter prega rebelião de prefeitos contra vetos de Lula

Redação | 16/07/2009 13:43

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) defende que os prefeitos de todo o País pressionem o Congresso Nacional pela derrubada de vetos presidenciais a itens da Medida Provisória 457/2009.

Valter foi relator da MP, que trata do parcelamento de débitos previdenciários dos municípios com o RGPS (Regime Geral de Previdência Social). A medida foi convertida na Lei 11.960/2009 e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com três vetos.

O encontro de contas entre os municípios e o RGPS, previsto no texto final aprovado pelo Congresso, foi um dos itens vetados pelo presidente.

Também foi vetada a possibilidade de atualização da dívida pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Em decorrência disso, a atualização dos débitos será feita pela taxa Selic.

Durante o painel "Débitos dos Municípios com o Regime Geral de Previdência Social", na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o senador lamentou os vetos presidenciais, destacando que os dispositivos vetados por Lula eram as principais reivindicações dos prefeitos brasileiros.

Embora reconheça dificuldades para a derrubada dos vetos, o senador defendeu que os prefeitos se mobilizem com a bancada federal, até mesmo para inclusão da matéria na pauta de votações.

Nos siga no Google Notícias